Diadema celebra 15 anos da Cultura Hip Hop

A Casa do Hip Hop de Diadema completa 15 anos de fundação em julho. Para celebrar a data, neste final de semana (dias 26 e 27), o espaço cultural fará dois dias de eventos com participação de artistas e convidados de outras casas de São Paulo e de estados brasileiros.

Além das apresentações musicais como as dos rappers “Rincon Sapiência”, “Ação Verbal” e “Onga Rupestre & Carta de Alforria”; performances dos MC’s “Raphão Alaafin”, “Sara Donato” e “Betin”, entre outros, serão realizadas batalhas de B.Boys, DJs e MC’s. Quem vencer o certame de B.Boys estará classificado para a etapa estadual do Reality Show de B.Boys que acontecerá em São Paulo e poderá participar de um campeonato no Chile.

Newsletter RD

Durante a festa haverá, ainda, lançamento de livro e cd, exposição Art Urbana Crew e pintura de telas ao vivo. No domingo (27), o rapper Gaspar do Z’África Brasil fará um bate-papo sobre o livro de sua autoria “O Brasil é um Quilombo’ e o MC Marcello Gugu lançará seu primeiro disco intitulado “Até Que Enfim Gugu”. As telas serão pintadas por conhecidos grafiteiros do Movimento Hip Hop, entres eles, Tota, Meduza, Chor e Edinho Riska.

A Casa do Hip Hop de Diadema foi pioneira por ser a primeira casa pública a utilizar elementos do Hip Hop como processo de formação, conhecimento e difusão da cultura junto aos jovens. Criada em 29 de julho de 1999, ela é uma referência nacional pelo trabalho que realiza e pela criação de oficinas culturais que auxiliam adolescentes a descobrirem suas habilidades e potencialidades.

As oficinas são gratuitas e duram em média quatro meses de estudos. São capacitações em Dança de Rua, DJ, MC, Grafite e Rap, que, anualmente, formam 500 novos alunos. Nesses 14 anos de existência mais de cinco mil pessoas passaram pelas oficinas da Casa.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Gilberto de Souza, a Casa do Hip Hop de Diadema vive um grande momento. “O Hip Hop avançou, unificou-se, e, ao mesmo tempo, o trabalho de formação da linguagem foi aprofundado e houve a ampliação para outros centros culturais do Munícipio. Isso permite consolidar ainda mais a política cultural voltada para linguagem e auxilia na adoção de gestão da Casa, voltada também para a economia criativa e de geração de trabalho e renda”, afirmou.

Moura ressalta, ainda, o trabalho de formação e descoberta de talentos por meio das oficinas culturais. “A Casa de Diadema, como a primeira casa do Movimento no Brasil, serviu de referência e tem sido um berço para os B Boys, B Girls, MC’s, e DJ’s que aqui se formaram, mostrarem o seus trabalhos em outras localidades, eventos nacionais e internacionais”, disse.

Conhecida mundialmente, a Casa de Diadema recebeu visitas importantes do universo do Hip Hop que vieram ao Município para conhecer de perto o trabalho que ela realiza. Entre elas, os grandes ícones do Hip Hop Nacional, o criador do Hip Hop, o norte-americano Afrika Bambaatta, rappers da Alemanha, Estados Unidos, França e Inglaterra.

PROGRAMAÇÃO

Dia 26/7 – das 10h às 22 h

Shows: Rincon Sapiência, Cemporcento, Onga Rupestre & Carta de Alforria e

MC Sara Donato (São Carlos).

Live Paint em telas: grafiteiros Tota, Chor, Edinho Riska e Meduza.

Exposição: Art Urbana Crew

Grafitagem em muros da cidade – Encontro Diademais Arte.

Apresentações de DJ’s: Boby, Murphy Jay, Dipper, Katatau, Tromp, Scrathes e 4×4 Batidas.

Exibição de Filme: “14 Anos da Casa do Hip Hop”

Batalha Tá na Casa

Eliminatória Reality Show B.Boy

Dia 27/7 – das 10h às 18 h

Shows: Marcello Gugu, Raphão Alaafin, MC Betin (Bauru) e Ação Verbal.

Apresentação – DJ Gran Master 90 Bonne Dee

Live Paint : sorteio de telas

Bate papo/ lançamento de livro: rapper Gaspar do Z’África Brasil, sobre realiza o livro “O Brasil é um Quilombo”.

Exposição: Art Urbana Crew

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes