PT propõe acordo para que Skaf dê apoio a Dilma em SP

Skaf é candidato ao governo de São Paulo. Foto: EBC

Coordenador da candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff no Estado de São Paulo, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), disse nesta segunda-feira, 21, que vai pedir ao PMDB estadual que o partido participe “para valer” da campanha da petista. A legenda, aliada ao PT no plano nacional, tem como candidato ao governo o presidente licenciado da Fiesp, Paulo Skaf, que tem resistido a abrir palanque para a petista. 

Em São Paulo, o PT lançou a candidatura do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha. Ele, porém, não decolou nas pesquisas de intenção de voto – aparece com 4% na mais recente pesquisa Datafolha – e Dilma apresenta um alto índice de rejeição no Estado. Skaf aparece em segundo lugar nas pesquisas, atrás do governador Geraldo Alckmin (PSDB). 

Newsletter RD

“O que está claro é que ela (Dilma) precisa de uma forte presença em São Paulo”, disse Marinho, durante caminhada de apoio a Padilha, na Marechal Deodoro, no centro de São Bernardo. O prefeito já conversou com o presidente estadual do PMDB, deputado Baleia Rossi, e pretende se reunir com o vice-presidente da República Michel Temer e com o próprio Skaf, para tratar do assunto. “Queremos saber como o PMDB vai participar para valer da campanha da presidente Dilma. Como o PMDB vai ajudar neste processo.” 

Aos peemedebistas paulistas, Marinho vai argumentar que o palanque duplo no Estado será uma espécie de via de mão dupla. Segundo ele, o crescimento de Padilha e Skaf é importante para garantir o segundo turno na disputa. “Passar as intenções de votos da presidenta Dilma para seus candidatos aqui em São Paulo também é importante para provocar o segundo turno”, disse.

“Vou saber como será a campanha do Skaf. De repente ele quer fazer a campanha da Dilma só na TV”, disse o petista. ” Ela e todo mundo sabe qual apoio é natural. Estou com a Dilma desde o inicio e minha agenda está sempre aberta a ela”, disse Padilha, que, pela segunda vez, pediu voto na região. O ex-presidente Lula, que havia sinalizado com a possibilidade de marcar presença na agenda, não compareceu.

Agenda

Padilha voltará á região no dia 27, ao que tudo indica, no festival de Inverno de Paranapiacaba, em Santo André. Dias depois estará em Mauá e no dia 9 de agosto voltará a Santo André.

Almoço

O prefeito Luiz Marinho destacou durante todas as entrevistas nesta segunda que ele e os secretários da prefeitura de São Bernardo estavam na atividade eleitoral, mas em horário do almoço. “Abrimos mão da refeição, mas isso faz parte”, disse.

PT 

Nesta segunda, Rui Falcão, presidente nacional do PT, conversou com Temer em Brasília sobre a participação de Dilma na campanha de Skaf. A “fórmula” do palanque duplo para garantir o segundo turno em São Paulo já foi defendida por Dilma e tem Temer como principal articulador dentro do PMDB. 

O vice-presidente, inclusive, recomendou um pacto de não agressão entre Padilha e Skaf. Mas a ideia ainda esbarra na resistência do candidato peemedebista. Skaf não quis se pronunciar sobre o assunto ontem, mas sua assessoria reafirmou a posição de que PT e PMDB são concorrentes em São Paulo, e o candidato de Dilma é Padilha. 

Baleia Rossi confirmou a conversa com Marinho e disse que o vice-presidente da República participará diretamente da campanha, mas reforçou que a disputa direta em São Paulo é com o petista. “Não há como misturar “. Padilha diz que o único adversário de sua candidatura é o governador Geraldo Alckmin – mas nos discursos não é raro ele criticar o concorrente peemedebista.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes