São Bernardo prevê liberação da Winston Churchill dentro de três meses

Avenida Winston Churchill, em São Bernardo, deve ser evitada pelos motoristas (Foto: Tiago Oliveira)

A prefeitura de São Bernardo começou a realizar nesta segunda-feira (21), por volta das 9h, as novas interdições na avenida Winston Churchill, por causa de obras do programa Drenar.

O bloqueio foi anunciado pela administração nos últimos dias. As intervenções serão realizadas nos dois sentidos, no trecho que fica entre as avenidas Vivaldi e Lauro Gomes, interrompendo o tráfego de veículos em ambas as direções.

Newsletter RD

Na manhã desta segunda, agentes de trânsito se posicionaram nos principais pontos da via (como o cruzamento com a Lauro Gomes) para orientar os motoristas sobre o desvio.

A rua Cachoeira, na vila Vivaldi, é uma das vias que será utilizada como alternativa para o motorista que sai de São Bernardo rumo a Santo André. Por isso, o departamento de Trânsito promoveu mudanças na rua que vão afetar diferente os moradores do Vivaldi: agora, é proibido estacionar dos dois lados.

Além disso, a via deixou de ser de mão dupla.

Prazo

Nas expectativas mais otimistas, a obra deve ser finalizada dentro de, no máximo, 90 dias. No entanto, o prazo pode se estender para além dessa previsão, caso ocorram percalços.

“Infelizmente não temos muitos registros do que existe debaixo da terra. Não sabemos se quando começar a cavar vai encontrar alguma coisa que não está em mapa nenhum”, explica o secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, Tarcísio Secoli.

Exemplo dessa situação aconteceu na avenida Aldino Pinotti, onde também estão sendo realizadas obras do Drenar. De acordo com o secretário Tarcísio Secoli, durante a escavação foi descoberta uma tubulação da Comgás que não estava registrada, o que atrasou a perfuração.

A prefeitura pretende realizar a obra na Winston Churchill em três fases. Em tese, cada quarteirão ficará completamente interditado por apenas 30 dias.

Método

Muito utilizado para minimizar os transtornos causados por obras em vias públicas, o método de construção “não-destrutivo” não poderá ser utilizado nesta nova fase de intervenções na Winston Churchill.

O método consiste em construir poços ao longo da via, por onde os trabalhadores entram. Os operários então realizam o serviço debaixo da terra. É o que acontece, por exemplo, no trecho da Winston Churchill que já está em obras desde o ano passado (no cruzamento com a Vergueiro), o que permitiu que pelo menos uma faixa fosse liberada para o tráfego naquele local.

Mas no trecho entre a Vivaldi e a Lauro Gomes nem sequer uma faixa poderá ser utilizada pelos veículos.

“Temos nesse trecho da avenida duas tubulações de gás e há um trecho no meio da rua que precisamos fazer a canalização. Até a Vergueiro fizemos a canalização por um método não destrutivo, mas quando chega nesse ponto precisa ser feita abrindo a rua, porque é uma baixada”, explica o secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli.

Comércio

Quem trabalha com o comércio na Winston Churchill está preocupado com as intervenções. Proprietário de uma loja de material de construção há seis anos na avenida, Antonio Roberto acredita que terá dificuldades para receber o material dos fornecedores. “Vai impactar demais no nosso comércio, a gente vai ter que fechar a porta”, reclama o comerciante.

O secretário Tarcísio Secoli pede paciência. “Com a interdição total a gente sabe que dificulta, pode não chegar ou sair materiais, é de fato um transtorno. Mas é o custo que temos que ter pra poder executar essa obra”, afirma. Para minimizar os impactos, a prefeitura pretende realizar a obra em três etapas – um quarteirão por vez.

Orientação

Quem estiver na Winston Churchil e quiser seguir para Santo André deverá contornar o trecho entrando à esquerda, na Avenida Vivaldi.

Depois, o motorista deve virar à direita para acessar a Rua Cachoeira, entrar novamente à direita na Rua Tietê, seguindo até a Rua Iguape, à esquerda, e acessando a Rua Rio Preto, à direita. Nesse trecho, já se chega ao acesso à Avenida Atlântica e ao Bairro Bom Pastor, em Santo André.

Já os motoristas que seguem de Santo André para São Bernardo deverão, obrigatoriamente, acessar a Avenida Lauro Gomes até o Viaduto Rotary, acessando a via marginal da Nova Lions até a Avenida Vivaldi, onde deverão entrar à direita, seguir até a Rua Uberaba e virar à esquerda para acessar a Avenida Senador Vergueiro.

A partir daí, o motorista terá a opção de acesso ao bairro ou continuar em direção ao Centro.

____________________________________________________________________________________

Comgás rebate informação sobre cadastro de redes

Citada na reportagem, a Comgás enviou nota ao RD com esclarecimentos a respeito do mapeamento da rede de tubulações em São Bernardo: 

Sobre à menção na matéria “São Bernardo prevê liberação da Winston Churchill dentro de três meses”, publicada no dia 21/07/2014, no  jornal Reporter Diario, a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) informa que as suas redes de gás natural canalizado estão devidamente cadastradas e são de conhecimento da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

No tocante às obras que estão sendo realizadas na Av. Winston Churchill, a concessionária esclarece que uma equipe técnica acompanha as obras desde fevereiro/14, com o objetivo de evitar incidentes e prestar esclarecimentos sobre o cadastro das redes na localidade.

A Comgás ratifica que está à disposição da Prefeitura Municipal e demais órgãos públicos para contribuir com esta obrase com quaisquer projetos que visam o desenvolvimento de São Bernardo do Campo.

O secretário Tarcísio Secoli citou a empresa em entrevista concedida para falar sobre as obras na Winston Churchill. Ele usou a Comgás como exemplo de que escavações podem atingir tubulações que não estão registradas: “Temos coisas recentes da Comgás, por exemplo, que não tem registro. Aqui na Aldino Pinotti tivemos que parar a obra por mais de uma semana porque tinha um tubo da Comgás ali que não era previsto em nenhum local”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes