São Bernardo realiza torneio de futebol com deficientes visuais

São Bernardo realiza, neste sábado (19) às 9h, torneio de futebol com deficientes visuais, no ginásio poliesportivo. O campeonato tem quatro equipes que se jogaram todas contra todas em sistema de pontos corridos. Terminada a primeira fase, o primeiro e o segundo colocados se enfrentam na grande final.

No futebol para deficientes visuais, as regras são as mesmas do futebol de salão, porém, existe um guizo na bola, que faz com que os deficientes se localizem e consigam jogar.

Newsletter RD

Quanto à direção, de jogo, o técnico auxilia os jogadores no meio de campo e existe um “chamador” que os ajuda no fundo da quadra. A medida da quadra é igual a uma quadra de futsal, mas nas laterais existe uma mureta de 1,20m, para que a bola não saia constantemente. O goleiro é o único jogador que não é cego, e por isso orienta os jogadores de linhas. Os demais atletas (quatro) são todos completamente cegos.

A modalidade, ao contrário do futebol convencional, deve ser praticada em um ambiente silencioso. A torcida deve se manifestar somente quando a bola estiver fora do jogo: na hora do gol, em faltas, linha de fundo, lateral, tempo técnico ou qualquer outra paralização da partida.

Coincidentemente, o torneio acontecerá no dia 19 de julho, dia em que é comemorado o Dia Nacional do Futebol. A escolha da data se deu se deu em 1976, por meio da CBF, Confederação Brasileira de Futebol, para homenagear o primeiro time registrado como clube no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes