Sto.André entregou apenas 40% dos uniformes escolares

Em Santo André, 20 mil estudantes continuam à espera de novos uniformes. Foto: Divulgação

A maioria dos alunos da rede municipal de ensino de Santo André ainda não recebeu os uniformes escolares deste ano. De acordo com o mais recente levantamento feito pela Secretaria de Educação, apenas 40% dos kits foram entregues até agora. As peças deveriam estar nas mãos de pais e alunos em fevereiro, antes do início das aulas. No entanto, o processo de compra do material tem colecionado problemas desde que a Prefeitura abriu a licitação, em julho de 2013.

Questionado pelo RD nesta semana, o prefeito Carlos Grana (PT) evitou estabelecer prazo para resolver o problema. “Esse assunto nós não falamos mais de prazo, porque se a gente tivesse conseguido fazer a licitação em junho [de 2013], em janeiro deste ano todos os alunos já estariam com uniforme”, afirma o petista. “Estamos entregando, mas não vou dar prazo porque dependemos dos fornecedores”, completa.

Newsletter RD

Procurada posteriormente pelo RD, a Prefeitura informou que está multando diariamente a fornecedora, a Comesc Indústria e Comércio. A empresa prometeu entregar todos os uniformes restantes até 31 de julho. Enquanto os kits não chegam, pais estão têm de se virar com uniformes do ano passado – que também foram entregues com atraso – ou com roupas próprias.

Entenda o atraso
A demora para entregar os uniformes em Santo André ocorre basicamente por dois motivos. Num primeiro momento, a licitação foi paralisada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Depois que a licitação foi retomada e finalizada, surgiu outro problema: a fornecedora não entregou os kits no prazo prometido.

A suspensão do certame determinada pelo TCE ocorreu a pedido de uma empresa que participou da concorrência. Lançada em julho de 2013, a licitação ficou paralisada pelo Tribunal até dezembro.

A Prefeitura lançou então nova licitação em fevereiro deste ano, vencida pela Comesc Indústria e Comércio. O contrato com a Prefeitura, assinado no dia 21 de março, estabelecia que os uniformes deveriam ser entregues até junho, fato que não aconteceu.

“Já está entregando, mas dependemos dos fornecedores”, diz o prefeito de Santo André. “O [uniforme] do ano passado também demorou, foi entregue só em junho, e do ano retrasado entregou em setembro. A vantagem é que o uniforme está ficando um ano com as crianças. Ninguém deixou de ir na escola ou de usar uniforme, estavam usando porque foi entregue tardiamente nos outros anos também”, afirma Carlos Grana. A rede municipal de ensino de Santo André conta com cerca de 34 mil alunos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes