Instituto Mauá sedia luta de robôs

Batalha de robôs do do evento de robótica Winter Challenge

A 10ª edição do evento de robótica Winter Challenge começa nesta sexta-feira (18) e vai até domingo (20), das 10h às 20h, no Instituto Mauá de Tecnologia no campus de São Caetano, com entrada gratuita.

O combate de robôs conta com a participação de 90 equipes (10 mexicanas) e 350 robôs inscritos. Também haverá a visita de uma equipe norte-americana, responsável por transmitir a competição ao vivo pela internet. Este ano, o número de participantes já alcançou o dobro do ano passado.

Newsletter RD

Outra novidade da competição é a categoria Desafio Inteligente Júnior, voltada para estudantes do ensino fundamental e médio. A entidade, além de sediar o evento pela terceira vez, também irá participar, sendo a única equipe de uma instituição de ensino superior que competirá em todas as categorias.

Modalidades

O Winter Challenge apresenta seis modalidades:

Combate de robôs, a preferida do público. É dividida nas categorias Beetleweight, Hobbyweight, Featherweight, Lightweight e Middleweight, que baseia-se em robôs de até 55 kg. controlados por rádio. Serão rounds de três minutos com dois robôs disputando quem resiste por mais tempo numa arena projetada com dinâmica similar ao UFC.

Sumô de robôs possui quatro grupos. Mini-sumô, que são unidades de 500g autônomas. Robôs controlados por rádio de até 3 Kg. Robôs autônomos de até 1 kg. E robôs autônomos montados com Lego de até 1 kg. O objetivo é indentificar o oponente e empurrá-lo para fora da arena.

Seguidor de linha se baseia em seguir um trajeto identificado no chão de forma autônoma e no menor tempo. Hockey se baseia em um time de três robôs de 6,8 kg autocontrolados, é um jogo em que o objetivo é fazer mais gols durante o tempo estabelecido. Trekking é um desafio em que um robô autônomo deve encontrar marcos num campo aberto e desconhecido no menor tempo possível.

A mais nova modalidade é o Desafio inteligente júnior, em que o robô deve identificar a cor da bola e transportá-la até o local com a cor correspondente num trajeto em linhas. São quatro bolas dispostas de maneira diferente a cada rodada. O vencedor será o robô que cumprir a tarefa em menos tempo.

Para mais informações: https://www.robocore.net/wcx

(Colaborou Victoria Lechado)
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes