Construção de aeroporto deixa ministro em saia justa em São Bernardo

A declaração de Moreira Franco causou estranheza pelo fato de ir na contramão das falas do prefeito petista. (Foto: Évora Meira)

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, revelou nesta terça (15), durante evento em São Bernardo, que desconhece o projeto de construção de um aeroporto apresentado pela maior cidade da região. Segundo Franco, a única proposta avaliada neste momento pelo governo federal para a implantação de mais um aeroporto na região metropolitana de São Paulo versa sobre Caieiras.

“Não é que esteja descartada (a proposta de São Bernardo), mas não existe nenhuma proposta. Existe um mecanismo para se fazer essa escolha de aeroporto e o primeiro passo é avaliar as condições do espaço aéreo”, disse Moreira Franco.

Newsletter RD

O comentário do ministro ocorreu durante entrega de 33 carros de combate a incêndio em aeroportos pela empresa Lavrita Engenharia, no bairro Pauliceia, em São Bernardo. O prefeito Luiz Marinho, que acompanhava a agenda, logo que encerrou a coletiva, chamou a atenção do ministro sobre a existência do projeto apresentado pela cidade.

A declaração de Moreira Franco causou estranheza pelo fato de ir na contramão das falas do prefeito petista, que garante ter o projeto pronto para implantação de um aeroporto de transporte de cargas em São Bernardo, o qual já teria investidores e até local definido, com aval de especialistas do governo federal.

“Falei para o ministro que tem nosso projeto e combinei que vou levar o projeto lá para apresentar para ele também. O comandante Saito (Juniti, comandante da Força Aérea Brasileira) disse que nosso projeto é muito melhor que o de Caieiras”, disse Marinho, atribuindo o desconhecimento de Moreira a uma suposta gafe. “O ministro está chegando agora, isso acontece. Aconteceu comigo também já quando eu era ministro”, minimizou. Moreira Franco assumiu o posto em março de 2013.

Aeroporto

Segundo o ministro, a construção do terceiro aeroporto é fato consumado. “Essa questão já foi decidida pela presidente Dilma. São Paulo precisa aumentar a sua infraestrutura aeroportuária. Existe essa vontade de oferecer uma outra alternativa. Existe na Casa Civil e já está em deliberação final e a proposta alvo do objeto de estudo técnico é em Caieiras”, salientou Moreira Franco.

Carro de combate a incêndio

Os veículos produzidos pela empresa de São Bernardo contam com 85% de tecnologia nacional e atendem às normas de segurança aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da canadense Internacional Civil Aviation Organization (ICAO), e das norte-americanas Standard for Aircraft Rescue and Fire-Fighting (NFPA-414) e Federal Aviation Organization (FAA).

Em abril de 2012, Luiz Marinho assinou permuta de área com a empresa Lavrita Engenharia. A troca de terrenos possibilitou o aumento de produção, assim como a criação de 100 empregos diretos e indiretos na cidade. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes