Sacola é essencial ao passear com animais

Donos de cachorros precisam se conscientizar (Foto: Évora Meira)

Ver dejetos de animais na rua é uma coisa comum, mas muitas vezes os donos que saem para passear com seus bichinhos não estão preparados para limpar a sujeira feita. Na Praça do Carmo, em Santo André, os moradores estão cansados da sujeira diária. “Ver fezes na praça acontece com alguma frequência, as pessoas não tem mais consciência dos atos” diz Marcia de Souza, que trabalha em uma das lojas no entorno do local.

Apesar de não haver nenhuma lei que puna o dono que não recolhe as fezes de seu animal de estimação, na cidade de Santo André, o Semasa recolhe resíduos deixados no meio fio e faz a varrição da cidade pelo menos uma vez por semana. Este é o trabalho de Edna Andrade, responsáveis por fazer a limpeza da praça, diz que sempre tem fezes ao longo da praça, mas ultimamente muitos donos estão andando com sacolinhas e recolhem a sujeira de seus animais. “Mais ou menos metade das pessoas já andam preparadas”.

Newsletter RD

Paulo Lincon, de 78 anos é morador da região e está indignado com a situação do local. “Parece um cagodromo” afirma e ainda diz que, quando sai de manhã, é frequente ver as crianças, que estão indo para a escola, pisarem na sujeira deixada pelos animais. De acordo com o aposentado, não é de manhã que tem o maior fluxo, os donos geralmente levam os cachorros para passear durante a tarde e de noite, que é quando o local fica mais sujo.

Teresinha Zanei é uma das moradoras que andam prontas, passeia todas as manhãs com Half, seu poodle. “Muitos moradores estão acostumados a andar preparados, mas sempre há exceções” diz a aposentada, que ainda conta que já presenciou um caso em que a dona não recolheu os dejetos do cão.

Ana Lucia Meira, veterinária e dona do Petland, diz que estes dejetos podem causar doenças como viroses ou, a mais comum, verminose intestinal. “O contágio pode acontecer de várias formas como ao limpar os sapatos, pela chuva, que leva as bactérias ou até mesmo em parquinhos, onde o solo exposto pode ser o transmissor” afirma, assim ainda diz que o cuidado com as crianças deve ser dobrado nestes locais.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes