UPAs fazem eletrocardiograma com laudos de especialistas à distância

Técnica faz exame caridológico em paciente na UPA Sacadura Cabral; HCor recebe dados e envia laudo (Foto: Miguel Denser/ PSA)

As três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Santo André 24 horas – Centro, Sacadura Cabral e Jardim Santo André – oferecem novo serviço público instalado para os pacientes em geral, principalmente com problemas cardíacos. Na prática, trata-se da emissão de laudos de ECG (eletrocardiograma) à distância e online, por meio da Telemedicina, que permitem uma avaliação mais qualificada de cada caso por especialista na área de cardiologia. Na maioria das vezes, a ferramenta de trabalho torna-se fundamental para situações de infarto agudo do miocárdio e arritmia.

O inédito serviço no município foi apresentado pelo secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, nesta tarde de sexta-feira (11), na UPA Sacadura Cabral 24 horas. “É um recurso a mais para o médico que estiver atendendo a uma emergência solicitar o laudo. Avalio como uma garantia de segurança não só ao paciente como ao próprio profissional. Claro que existem casos desnecessários”, apontou o titular da Pasta.

Newsletter RD

Segundo os especialistas, cerca de 80% das mortes por infarto ocorrem nas primeiras 24 horas, sendo que 65% delas se concentram na primeira hora. “Quanto mais rápido se detectar um sinal de infarto, neste caso, mais chances de vida para o paciente, inclusive para início do tratamento”, explicou o cardiologista Assad Frangieh, assessor em Tecnologia de Informática na Secretaria de Saúde.

Do início do exame ao laudo emitido, leva-se, em média, cinco minutos. O procedimento é realizado por um modem, acoplado a um computador, que capta a atividade elétrica e a frequência cardíaca do paciente em apenas dez segundos. Neste caso, os dados são enviados à Central de Diagnósticos do HCor (Hospital do Coração) de São Paulo, entidade filantrópica parceira do Ministério da Saúde no serviço de Telemedicina, via internet. Ali, a equipe de cardiologistas analisa o caso e emite o laudo rapidamente.

Piloto

Em Santo André, o serviço foi implementado na rede de atenção à urgência e emergência há pouco menos de 50 dias como um período de teste, segundo o secretário de Saúde. De 29 de maio até a última quinta-feira (10), 215 eletrocardiogramas com laudos foram solicitados e realizados pelo HCor, oriundos das UPAs Centro (117), Jardim Santo André (63) e Sacadura Cabral (35).

No entanto, a totalidade de solicitações apontada não representa o universo de eletrocardiogramas produzidos, diariamente, em cada UPA. “Nem todos os eletrocardiogramas necessitam da emissão de um laudo, espécie de uma segunda opinião do médico especialista”, ressaltou o cardiologista Assad. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes