Rua Uruguaiana vira sentido único nesta quarta

Rua Uruguaiana vira sentido único. Foto: Reprodução/Google

A Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), dá continuidade às intervenções do PAIT (Programa de Ação Imediata no Trânsito) com mais seis alterações nas vias da cidade. No bairro Campestre foi executada, no último domingo (6), mão única na Rua Vitória Régia, entre a Alameda Campestre e a Rua Porto Carrero. Nesta quarta-feira (9), a Rua Uruguaiana, na Vila Alzira, também terá sentido único de direção entre a Rua Equador e a Avenida Santos Dumont. O mesmo ocorre com a Rua Equador, entre as ruas Alzira e Uruguaiana, além da Manoel Vaz, Sete de Setembro e Rua Sargento Cid.

O DET fará intervenções no quadrilátero na Rua Coronel Seabra, que permanece com mão dupla de deslocamento. Uma alteração, entretanto, refere-se ao tráfego de ônibus no trecho entre as ruas Equador e Tancredo do Amaral, permitido apenas neste trecho. Com isso, o tráfego de veículos vindos da Rua Coronel Seabra e Rua Carijós será direcionado para a Rua Uruguaiana. Um semáforo instalado na Avenida Santos Dumont com a Rua Uruguaiana será ligado ainda nesta semana.

Newsletter RD

Agentes do DET permanecerão nos cruzamentos da Rua Coronel Seabra, com as ruas Equador, Sargento Cid e Sete de Setembro, durante 24 horas, orientando os motoristas que circulam pela região.

PRESTES MAIA
Outra ação concluída nesta semana foi a remoção do semáforo localizado na Avenida Prestes Maia, próximo da recém-inaugurada passarela Tainá Teixeira da Silva, que faz divisa com São Bernardo. A existência deste semáforo causava gargalos no tráfego da via, principalmente em horários de pico. As intervenções da Avenida Lions, que melhoraram o tráfego nas divisas, proporcionarão, em média, ganhos entre 15% e 20%, o tempo de viagem.

ALTERAÇÕES
Na última semana, o PAIT atuou na construção de travessia elevada (lombofaixa), próximo a entrada do Parque Central, na Rua José Bonifácio, e promoveu alterações no sentido de via nas ruas Coronel Ortiz, João Leda e Siqueira Campos. A Coronel Ortiz, entre a Alfredo Fláquer e Gertrudes de Lima, teve inversão de mão e proibição de estacionamento dos dois lados da via (de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h). Na Rua João Leda foi implantada mão dupla com proibição de estacionamento na via, e na Siqueira Campos, entre a Avenida João Ramalho e Rua Santo André, instituída a proibição de estacionamento na aproximação do cruzamento. A via também sofreu alteração no sentido com a implementação de mão dupla neste trecho, em maio.

O Jardim Bela Vista passou por intervenções em junho. À ocasião, o DET tornou mão única a Rua São José Operário, entre as avenidas Lino Jardim e Portugal. Na Rua das Laranjeiras, entre a Alameda São Caetano e Rua das Aroeiras, no bairro Jardim, foi realizada a mudança de mão única. Na Rua Almirante Protógenes, entre as ruas Padre Manoel de Paiva e Padre Manoel da Nóbrega, foi executada a mesma alteração.

O DET fez, ainda, a inversão de mão em parte da Rua Galeão Carvalhal – no quarteirão entre a Avenida Lino Jardim e a Rua Independência –, além de implementação de mão única na Rua Duque de Caxias, entre a Avenida Lino Jardim e a Avenida Portugal, e instalação de semáforo para pedestres no cruzamento da Avenida Lino Jardim e Rua Galeão Carvalhal.

O bairro Campestre sofreu alterações, com a implementação de mão única na Rua Vitória Régia, entre a ruas Maria Ortiz e Rosa de Siqueira. Além desta mudança, equipes do departamento repintaram a sinalização horizontal das ruas do bairro. Dois novos semáforos também serão instalados na região, na Rua das Figueiras, no cruzamento com as ruas Porto Carrero e Conselheiro Justino, em funcionamento sincronizado com os demais.

RESULTADOS
Com todas as ações do PAIT, a reordenação do trânsito e maior oferta de vagas de Zona Azul, avanço de calçadas, instalação de novos semáforos, placas de sinalização, sinalização horizontal e vertical e proibições de estacionamento, a redução de tempo no tráfego diminuiu, em média, 10% no deslocamento dos motoristas nas vias atingidas. Na primeira fase do programa estão previstas 45 alterações de mão única. Para a segunda, outras 28.

Para o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, as mudanças focadas no reordenamento do tráfego proporcionam ganhos significativos para o tráfego em pontos estratégicos da cidade. “Esperamos atingir com o PAIT, a redução no tempo de deslocamento dos motoristas em nossa cidade. Essa diminuição está estimada entre 10% e 25%, meta arrojada e significativa”, pontuou o chefe da Pasta.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes