São Caetano quer Hospital de Clínicas

Mário Checkin, secretário de saúde da cidade, acredita no hospital. Foto: Banco de Dados

Em meio ao impasse para adquirir a propriedade da área em que hoje está localizado o subutilizado Hospital São Caetano, a prefeitura vai apresentar ao Consórcio Intermunicipal nos próximos dias a proposta de transforma o local em um equipamento de Clínicas, a exemplo do existente em São Bernardo.

O modelo de Clínicas, ao invés de o Retaguarda, segundo o secretário de Saúde, Mário Checkin, encaminharia mais a demanda local da saúde que hoje carece de leitos. “Neste formato temos uma amplitude no atendimento. Se for um hospital de Retaguarda, dos seis andares do hospital, apenas um poderíamos utilizar para nossas demandas”, disse o secretário.

Newsletter RD

O complicador para alterar a proposta é que a região já tem um hospital de Clínicas, inaugurado
no final do ano passado em São Bernardo. Tanto que o próprio ministro da Saúde, Arthur Chioro, vê dificuldade na mudança. “Eu não estou disponível a este diálogo. A não ser que se mude e comece novamente a discussão no Consórcio, pois esta pauta não existe atualmente”.

O modelo de Retaguarda, segundo Chioro, atenderia as demandas da região, tendo em vista que o local terá aporte mensal dos governos estadual e federal.

Impasse – Independentemente do modelo escolhido, o maior problema reside na desapropriação. Hoje o valor estimado é de cerca de R$40 milhões. “Como a questão da Retaguarda é uma proposta do Consórcio e não do município, esse valor deve ser rateado no Consórcio pelos sete municípios”, observa Checkin.

Nos próximos dias, o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), deverá encaminhar a proposta para discussão do Consórcio nas duas frentes: a divisão para quitar a desapropriação e o modelo de Clínicas.

Plano Diretor da Saúde – Segundo Checkin, no segundo semestre será apresentado um Plano Diretor da Saúde para ações a médio e longo prazo. No planejamento, a cidade vai contemplar a abertura de 400 leitos hospitalares, atualmente a carência da saúde municipal. “Vamos discutir com o prefeito e enviar o plano para apreciação da Câmara”, disse. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes