Chioro defende Mais Médicos em SBC

Chioro defende o Mais Médicos. Foto: Banco de Dados

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, visitou mais uma vez nesta terça-feira (24) a cidade em que foi secretário de Saúde durante cinco anos. Ele comandou seminário do programa Mais Médicos no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo.

Eventos do tipo têm sido realizados em vários locais do país, como forma de fazer um balanço e defender uma das principais vitrines do governo Dilma Rousseff. O presidente do Consórcio Intermunicipal e prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, o prefeito de Mauá, Donisete Braga, e o coordenador do Grupo de Trabalho Saúde e secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, estiveram presentes.

Newsletter RD

Números
Chioro apresentou números do programa no Brasil, no Estado e também no ABC. Com exceção de São Caetano, que não pediu médicos, todas as cidades da região foram beneficiadas. São 145 médicos no total, beneficiando população de cerca de 500 mil pessoas.

De acordo com o ministério da Saúde, o programa refletiu em melhoras nos indicadores de saúde da região: o atendimento de consultas pré-natal para gestantes do ABC aumentou 46,8%, passando de 4.672 atendimentos em janeiro do ano passado, para 6.857 no mesmo mês de 2014. Também cresceu 22,9% o total de consultas de demanda imediata, passando de 11.847 para 14.856 este ano.

Rebateu
Chioro aproveitou a ocasião para contestar argumentos utilizados pelos contrários ao Mais Médicos. Disse que o Brasil tem problema histórico de falta de profissionais, principalmente no norte e no nordeste. Ele minimizou ainda a saída de médicos cubanos do programa. Segundo o ministro a evasão até agora é de apenas 0,1%.

A boina do Zé
Ao começar sua fala, no Teatro Cacilda Becker, Chioro cumprimentou os secretários de Saúde, vereadores e prefeitos presentes à mesa, mas reparou que o secretário de Saúde de Diadema, José Augusto, preferiu não ficar no palco. Estava sentado na plateia, quase anônimo, usando uma boina.

“Quero cumprimentar o Zé Augusto. Cade você? Não quis vir pra cá só pra não mostrar sua boina bonita, Zé?”, brincou.

Culpa do tricolor
Sobrou brincadeira também para o ex-presidente da Fundação do ABC, Maurício Mindrisz, torcedor roxo do tricolor paulista. “Quero dar um abraço especial para o Maurício Mindrisz. Desde que eu fui para o ministério ele nunca mais falou comigo. Tô de mal com ele”, cutucou. Alguém gritou na plateia: “É que quanto o São Paulo vai mal ele não fala com ninguém”.

Chinfrim
Ao falar sobre a reforma de Unidades Básicas de Saúde, Chioro prometeu: “Vamos transformar a era do postinho chinfrim em coisa do passado”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes