ABC aguarda aval do MEC para ganhar novas faculdades de medicina

De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, as cidades que passarem de forma satisfatória pela vistoria vão estar a poucos passos de conquistar o curso de medicina.

As duas cidades da região pré-selecionadas para contar com faculdades de medicina ainda aguardam autorização do Ministério da Educação (MEC) para que os projetos saiam do papel.

Estão na lista 16 cidades paulistas, entre elas São Bernardo e Mauá. O mais recente passo realizado rumo à abertura dos cursos na região foi a vistoria técnica realizada pelo MEC nos municípios nesse semestre. Em Mauá, a visita ocorreu no mês passado.

Newsletter RD

De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, as cidades que passarem de forma satisfatória pela vistoria vão estar a poucos passos de conquistar o curso de medicina. Na próxima etapa, as empresas interessadas em oferecer o curso vão se inscrever junto ao MEC, após o Ministério da Educação lançar um edital.

“O processo de avaliação pelos certificadores do MEC já foi feito em Mauá e São Bernardo. Vamos agora aguardar o parecer oficial dos membros da comissão de certificação, que deve ser publicado nas próxima semanas no Diário Oficial”, explica Chioro. “A partir daí o Ministério da Educação vai abrir o edital entre instituições de ensino qualificadas com expertise na área da Saúde, para que elas possam apresentar propostas para abertura da faculdades”.

Será aberto um edital por município. De maneira informal, o MEC já comunicou integrantes do governo Luiz Marinho (PT) de que São Bernardo obteve nota máxima na vistoria técnica.
Mauá ainda não teve sinalização sobre o resultado da avaliação.

A vistoria técnica consiste em verificar a estrutura da rede de saúde pública de cada uma das cidades.

MEC

Questionado pelo RD, o Ministério da Educação não informou o resultado da vistoria técnica – se limitou a dizer que o próximo passo para a implantação das faculdades de medicina no ABC é “a publicação do edital para seleção das instituições nos municípios pré-selecionados”.

A previsão do MEC é que o edital seja publicado ainda neste ano.

FMABC

Em paralelo à criação de novos cursos na região, a Faculdade de Medicina do ABC – uma das duas instituições de ensino do tipo na região –, estuda ampliar as vagas de graduação. Atualmente há 120 vagas disponíveis.

A entidade, no entanto, quer fazer a ampliação com cautela.

“A ampliação é salutar, mas algo que se deve tomar muito cuidado é com a qualidade. A Faculdade de Medicina do ABC está tomando esse cuidado, deve aumentar as vagas em torno de 50%, mas antes está pensando na estrutura, para que isso seja feito sem cair a qualidade”, afirma o presidente da Fundação do ABC, Marco Antônio Santos Silva.

Ele prevê que as novas vagas (cerca de 60, que vão se somar às 120 já existentes) estejam disponíveis a partir do ano que vem. Em agosto, técnicos do MEC vão realizar vistoria na instituição de ensino. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes