Ciclofaixa provoca mudanças viárias em Mauá neste domingo

Avenida Barão de Mauá, uma das principais vias da cidade, ganha ciclofaixa neste domingo (Foto: Evandro Oliveira/PMM)

Motoristas de Mauá devem ficar atentos a mudanças viárias que ocorrerão neste domingo (1º de junho), no primeiro dia de funcionamento da ciclofaixa de lazer.

Um trecho de 12 quilômetros da avenida Barão de Mauá será dedicado para uso de ciclistas, das 7h às 16h. Os motoristas poderão utilizar a via somente na faixa da direita.

Newsletter RD

“A circulação de veículos se dará pela faixa de rolamento que hoje é exclusiva de ônibus. Toda a faixa de rolamento da direita será para os automóveis”, explica o secretário de Mobilidade Urbana de Mauá, Azor Albuquerque.

O estacionamento de carros será proibido em toda a extensão da Barão de Mauá no período de funcionamento da ciclofaixa.

A faixa dedicada às bicicletas terá início na Praça da Bíblia e seguirá pela avenida Barão de Mauá até o Parque da Gruta Santa Luzia.

Essas mudanças estarão presentes em todos os domingos pelos próximos 12 meses, período em que a ciclofaixa de lazer estará em atividade em Mauá.

Parceria
Os detalhes sobre a ciclofaixa de lazer em Mauá foram apresentados nesta terça-feira (27) pela prefeitura. O RD antecipou a novidade no dia 13 de maio.

A medida é uma parceria entre administração municipal, governo do Estado e Federação Paulista de Ciclismo.

Mauá é a segunda cidade da região a contar com a parceria. Em Diadema, o serviço começou em dezembro do ano passado. A secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, não vai levar a ciclofaixa a outros municípios do ABC.

Todos os domingos serão disponibilizadas 100 bicicletas para empréstimo. O ciclista apresentará RG ou CPF no ponto de partida da ciclofaixa – a praça da Bíblia –, e terá o direito a ficar com a bike durante uma hora.

Escola de bike

Quem não sabe andar de bicicleta terá a oportunidade de aprender a pedalar. A parceria que resultou na implantação da ciclofaixa em Mauá prevê também o funcionamento de uma Escola de Ciclismo.

As aulas são gratuitas e vão acontecer no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel (no Paço), a partir do dia 2 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O curso rápido é voltado para maiores de 7 anos.

Para participar das aulas, basta se dirigir ao local munido de um documento com foto. Menores de idade precisam estar acompanhados dos pais.

Outros locais
De acordo com o prefeito de Mauá, outras vias da cidade podem também ganhar ciclofaixas de lazer. A expansão, no entanto, não tem ainda data para acontecer.

“Eu gostaria de poder avançar em todo o traçado da avenida Itapark, que é muito próximo da Barão de Mauá. A ideia é depois agregarmos também outros espaços, como a avenida Papa João XXIII, que tem cerca de 7 quilômetros de extensão”, afirma Donisete Braga.

Museu

A partir do dia 1º de junho o Museu Barão de Mauá vai passar a funcionar também aos domingos. A ideia é aproveitar o movimento dos ciclistas que utilizarão a ciclofaixa para atrair visitantes ao espaço. O horário de funcionamento será das 10h às 16h.

Aos sábados o horário é o mesmo: Entre 10h e 16h. De segunda a sexta-feira o museu abre das 9h às 16h. A entrada é gratuita.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes