São Caetano faz censo de educação

O Inpes (Instituto de Pesquisa da USCS) vai percorrer cerca de 48 mil residências, aproximadamente o total de moradias da cidade de São Caetano, para avaliar a qualidade de ensino e projetar melhorias no sistema de educação do município.

Segundo o gestor do Instituto de Pesquisa Leandro Prearo, o objetivo do censo é ter uma visão geral da educação na cidade, por isso todas as residências serão procuradas para participarem da pesquisa. “Vamos perguntar não somente sobre a rede pública, mas também sobre a privada, para poder comparar”, conta Prearo.
O censo conversará também com famílias que ainda não tem filhos, para projetar o crescimento populacional e a necessidade de mais instituições de ensino no futuro. A ideia do projeto é pegar bairro por bairro e detalhar o que for possível, para analisar todas as necessidades e carências locais.

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Para Leandro, o censo é de extrema importância, pois a partir dos problemas encontrados na pesquisa, será possível tomar atitudes mais assertivas e criar políticas públicas mais eficazes.

O Instituto ainda não teve nenhuma confirmação de outras cidades para fazer a mesma pesquisa, mas segundo o gestor, provavelmente será feito também nas outras cidades do ABC. “Normalmente, quando uma pesquisa é feita e o resultado é positivo, ela acaba sendo adotada por outras cidades. É isso que estamos esperando”, conta Leandro Prearo.
É importante ressaltar que fazer um censo com esse nível de especificidade é mais simples em São Caetano do que em cidades maiores como São Bernardo, por exemplo. “Num município menor, com população bem menor, fica mais fácil alcançar todos os cidadãos”, relata Leandro.

“Acredito que se isso for feito em São Bernardo por exemplo, deve ser feito por amostragem, é muito difícil chegar à todas as pessoas de um município tão grande”, finaliza.
A Secretária de Educação de Santo André, Ivone Braido Voltarelli, acredita que o projeto poderá caracterizar a educação do município. “Com o Censo da Educação teremos um retrato exato de nossa rede de ensino. Isso é fundamental para nosso planejamento e projeções de números de alunos, por exemplo. Vamos conseguir identificar a distribuição de estudantes por todos os bairros, detectando as escolas que necessitam receber mais profissionais e salas de aula.”

 

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