Em nova sede, Etec de Mauá quer ampliar cursos

Etec funcionava antes na Fatec (foto), localizada na avenida Antonia Rosa Fioravante (Foto: Divulgação)

Começou a funcionar a nova sede da Etec (Escola Técnica Estadual) de Mauá. A unidade fica na rua Ribeirão Preto, no bairro Matriz, onde antes funcionava o Educandário Vinícius de Moraes. Até março, a Etec ficava no mesmo espaço da Fatec (Faculdade de Tecnologia), localizada na avenida Antonia Rosa Fioravante, também na cidade.

A inauguração traz uma série de vantagens e perspectivas para alunos e professores da unidade. Uma das possibilidades em estudo é aumentar o número de cursos ofertados no município, o que era impossível antes da mudança de local.

Newsletter RD

A unidade oferece hoje dois cursos: informática e administração. “Nós estávamos somente com o curso de manhã. Agora, na nova sede, como não tem mais divisão com a Fatec, a Etec vai poder aumentar o número de cursos de tarde e de noite”, explica a diretora da Etec Mauá, Maria José Caetano Serafim, em entrevista ao RD.

As aulas são ministradas em seis salas. O Centro Paula Souza ainda vai estudar como será a ampliação e quais cursos serão acrescidos. Será feita uma avaliação das principais demandas de formação técnica da cidade. As mudanças, no entanto, só devem acontecer no ano que vem.

“Temos de fazer uma programação com muita antecedência. Tem professor para contratar, é preciso pensar em laboratório, em toda uma estrutura. Então possivelmente para fevereiro de 2015 teremos mais cursos lá”, explica Maria José.

Vestibulinho oferece 21 cursos

Chega a 21 o número de cursos oferecidos pelas Etecs do ABC. As inscrições para o vestibulinho terminaram dia 7 de maio. A divulgação dos locais do exame acontece no dia 2 de junho. A prova vai acontecer no dia 8, domingo, quando será liberado o gabarito da avaliação. A classificação geral será publicada em 4 de julho.

Os cursos mais comuns são informática e administração. Das cinco unidades da região, quatro oferecem pelo menos estas duas formações técnicas. Há ainda cursos de automação industrial, cozinha, desenho de construção civil, edificações, eletrônica, mecânica, mecatrônica, meio ambiente e nutrição (todas essas, em Santo André).

Na Etec Lauro Gomes, em São Bernardo, estão disponíveis os cursos de secretariado, química, logística, contabilidade e eletroeletrônica. Já em São Caetano, a Etec Jorge Street oferece 10 cursos, entre manutenção automotiva, serviços jurídicos e telecomunicações.

Fatec inscreve em cinco cidades

As inscrições para a Fatec vão até o dia 14 de maio e custam R$ 70. A prova, que terá duração de 5 horas, será realizada no dia 15 de junho. O resultado será divulgado no dia 14 de julho.

Entre os cursos disponíveis na região estão eletrônica automotiva e mecânica automobilística (Santo André), automação industrial e informática para negócios (São Bernardo), além de informação/ comunicação e gestão/negócios (São Caetano). Em Mauá a Fatec oferece quatro cursos: fabricação mecânica, informática, logística e polímeros. A unidade de Diadema tem o curso de cosméticos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes