Queda no fornecimento de energia causa apagão em refinaria da Petrobras

Um problema de fornecimento de energia causou um apagão na Reduc (Refinaria de Duque de Caxias), empresa da Petrobras no município da Baixada Fluminense, na manhã de hoje.
A refinaria está operando com capacidade reduzida e levará três dias para voltar à normalidade, segundo o presidente do Sindipetro-Caxias (Sindicato dos Petroleiros), Simão Zanardi Filho.

“Havia uma parada programada para a Usina Termoelétrica Leonel Brizola, que fornece energia à Reduc. A parada se iniciou à 0h de hoje e a capacidade foi sendo reduzida, passando de um gigawatt, que é o normal, para 600 megawatts de potência”, disse Zanardi Filho.

Newsletter RD

A Reduc reduziu seu consumo de energia para acompanhar a queda no fornecimento, mas não o fez na mesma proporção da usina. Com isso, houve um apagão total por volta das 5h30 e uma falha com despressurização de gás e líquidos.

“Por sorte, estava amanhecendo e os operários puderam controlar os equipamentos, reduzindo a possibilidade de perdas e danos. Os gestores da usina cancelaram a paralisação e estão elevando a carga, mas levará até três dias para tudo ser normalizado”, afirmou Zanardi.

Em nota, a Petrobras disse que houve uma pane interna, mas sem comprometer a integridade dos operários e equipamentos. 

(Folhapress)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes