Em quatro meses, casos da doença já superam a marca de 2013

Os casos de dengue registrados neste ano na capital paulista já superaram o número registrado em todo o ano passado. De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, em 2013 foram 2.617 e, somente de janeiro até a ontem, a cidade tinha 3.050 casos. A zona oeste é a região que concentra a maioria dos casos, sendo o Jaguaré o bairro líder –com 504 ocorrências. Na sequencia, vem a Lapa, com 247.

Já na zona norte, o bairro com mais casos é o Tremembé, com 253 notificações. Na zona leste, os casos são maiores nos bairros Carrão (73), Vila Jacuí (122) e Cidade Líder (63). Na zona sul, a pior situação é em Santo Amaro (46).
A prefeitura diz que para combater a doença tem feito ações educativas para orientar a população e bloquear os criadouros do mosquito. A prefeitura também tem feito vistoria em imóveis e a nebulização nas ruas.

Newsletter RD

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade teve uma morte por conta da dengue registrada neste ano. O caso foi confirmado no início do mês e a vítima era Israel Barbosa, um menino de seis anos. A criança morava no Jaguaré, distrito com alta incidência. O caso está sendo investigado pela Vigilância Sanitária e pelo Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo), que abriu uma sindicância para investigar as condutas de dois médicos que atenderam o menino uma semana antes de sua morte.

A mãe do menino, Dalvaci Barbosa de Oliveira, 48, disse à reportagem que Israel passou por duas consultas na AMA (Assistência Médica Ambulatorial) Vila Nova Jaguaré.
Diagnosticado com uma virose e medicado, recebeu a ordem de voltar para casa nas duas ocasiões.
Três dias depois, Israel foi internado no hospital da USP, onde morreu com diagnóstico de dengue hemorrágica.
Sintomas

A Saúde alerta aos moradores para ficarem atentos com os sintomas da doença. A presença de dois sinais, combinada com febre alta, é indicação para procurar o serviço médico, principalmente, quem está chegando de viagem de região contaminada. Os sintomas da dengue clássica como é chamada, acrescida de dor abdominal contínua, suor intenso e queda de pressão caracterizam a dengue hemorrágica. Confira os sintomas mais comuns:
– Febre alta (acima de 38C)
– Fraqueza e prostração ou fraqueza
– Dor no corpo e nas juntas
– Dor de cabeça
– Dor no fundo dos olhos (Sem resfriado ou coriza)
 

(Folhapress)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes