Flip anuncia primeiro autor russo da história do festival

O escritor Vladímir Sorókin será o primeiro escritor russo a participar da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty). Autor de obras de diversos gêneros, em geral com tramas nonsenses e futuristas, Sorókin é um dos nomes mais conhecidos da literatura russa na atualidade.

Durante a Flip, Sorókin publicará seu primeiro livro no Brasil. “Dostoiévski-Trip” (Editora 34) é uma peça de teatro de enredo surreal: os clássicos da literária russa são uma espécie de droga que transporta quem os “toma” para dentro de seu universo ficcional.

Newsletter RD

No começo de sua carreira, ainda no tempo da União Soviética, o escritor teve vários de sus livros proibidos. Hoje é um dos principais críticos do presidente Vladimir Putin e continua enfrentando problemas por seu posicionamento político.

Em 2002, membros do movimento Nashi, espécie de “juventude de Putin”, atiraram livros de Sorókin numa enorme privada construída para esse fim, em frente ao teatro Bolshoi.

O ataque foi motivado pelo romance “O Toucinho Azul”, considerado iconoclasta por trazer, por exemplo, uma cena em que um clone do dirigente soviético Nikita Khrushchev sodomizava um clone de Stálin.

Sorókin também já escreveu para o cinema. Um de seus roteiros adaptava o clássico “Anna Kariênina” para o universo da ficção científica.

A Flip 2014 acontece entre os dias 30 de julho e 3 de agosto e homenageará o escritor e cartunista Millôr Fernandes. Até agora foram confirmados os escritores Etgar Keret, Michael Pollan, Joël Dicker, Daniel Alarcón, Jorge Edwards, Graciela Mochkofsky e Juan Villoro. (Folhapress)
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes