Santo André terá 13 novas câmeras de segurança

Câmera instalada na rua Coronel Oliveira Lima é um dos 44 equipamentos em funcionamento na cidade (Foto: Rodrigo Lima)

A prefeitura de Santo André pretende ampliar o número de câmeras de videomonitoramento na cidade. Pelo menos treze novos equipamentos serão instalados em pontos estratégicos do município.

Atualmente, 44 câmeras monitoram as ruas e avenidas andreenses. As novas unidades dependem de liberação de verbas federais para serem adquiridas.

Newsletter RD

“Estamos recebendo agora uma emenda parlamentar, do governo federal, já apresentamos a proposta do projeto para instalar mais treze câmeras. Além das 44, teremos em breve a sinalização para poder instalar os treze equipamentos‘’, afirma o secretário de Segurança de Santo André, coronel José Luiz Martins Navarro, em entrevista à Rádio ABC.

Quando Navarro assumiu a pasta, logo no início do governo Grana, havia 19 câmeras em operação. Os locais onde as 13 novas unidades serão instaladas ainda não foram definidos.

Missão: 300 câmeras

A meta da Secretaria de Segurança de Santo André é ousada. O município quer chegar, no longo prazo, a um número de câmeras mais de sete vezes maior que a quantidade atual. “Pretendemos colocar umas 300 câmeras em Santo André”, projeta o secretário Martins Navarro.

As imagens em tempo real são consideradas estratégicas para aumentar a sensação de segurança da população, mas são apenas uma parte do processo. “O sistema de videomonitoramento vai ser eficaz se eu tiver uma pronta resposta quando eu detectar que um delito possa acontecer ou aconteça”, explica o secretário.

“Não é só instalar câmeras. Na hora que for detectado que algo de estranho pode acontecer, o rádio operador deve acionar imediatamente algum agente policial que esteja nas imediações. É preciso ter uma resposta efetiva”, completa.

São Bernardo colocou em funcionamento neste ano 400 câmeras de monitoramento, gerenciadas uma Central localizada na avenida Redenção. Mauá tem 28 equipamentos, controlados de uma Central no Jardim Zaíra. A Central de Monitoramento de Santo André fica no Bairro Jardim.

Copa

Na semana que vem, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Santo André e a Polícia Militar vão se reunir para definir estratégias de atuação durante a Copa do Mundo, já que o município vai transmitir partidas do Mundial.

As transmissões vão ocorrer no Paço Municipal e devem atrair entre 15 mil e 20 mil pessoas, o que exigirá reforço na segurança do local.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes