Sem campus da UFABC, Mauá terá Polo Universitário

Prédio na General Osório onde ocorrem as aulas do cursinho preparatório do Enem (Foto: Roberto Mourão/PMM)

O prefeito de Mauá confirmou nesta terça-feira (15) que estão avançadas as negociações da administração com o MEC (Ministério da Educação) para que a cidade conte com um Polo da UFABC (Universidade Federal do ABC).

Com a implantação do Polo, o MEC atende parcialmente a antiga reivindicação da cidade em contar com uma extensão da UFABC – mas não nos moldes idealizados inicialmente pela prefeitura, que gostaria que um campus fosse construído.

Newsletter RD

“A proposta inicial era ter um campus, que seria na região do Parque São Vicente. Seria uma estrutura gigante. E o Ministério da Educação redefiniu a política de extensão universitária. Eles estão concebendo agora o Polo Universitário”, explica o prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT).

A ideia do Polo Universitário é oferecer uma quantidade menor de cursos, em um espaço reduzido, sem a necessidade de implantação de um campus.

O local onde as aulas vão acontecer já está definido: o mesmo prédio onde são ministradas, pela UFABC, as aulas do cursinho preparatório para o Enem. O predo fica na rua General Osório, no centro da cidade.

Outro espaço que chegou a ser cogitado foi o Centro de Formação de Professores, também na região central.

“Com o Polo, a gente poderia já neste ano ter o primeiro vestibular”, avalia Donisete Braga. “Até construir um campus, demora de seis a oito anos. É um tempo muito grande. Daí nós pactuamos esse novo modelo, que é um modelo mais rápido e que vai cumprir o objetivo de ter um centro universitário na cidade”. O petista estima que 300 vagas devem ser abertas, para cerca de quatro cursos.

A construção de um campus em Mauá não está entre as prioridades da Universidade Federal do ABC. Antes de uma possível expansão, a instituição de ensino quer terminar as obras dos campi Santo André e São Bernardo.

À distância

Procurada pelo RD, a UFABC afirmou que um dos objetivos é oferecer cursos à distância no local.

“Além da expansão da Escola Preparatória, que já está operando no município, a Universidade estudará a realização de atividades de ensino a distância no mesmo prédio, por meio da criação de um polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), e a possível implantação de atividades de extensão e de pesquisa”, afirma a universidade, em nota.

A universidade complementa: “Ao agregar essas atividades universitárias no mesmo local, estará configurado um polo avançado da UFABC, conceito que poderá se transformar num novo paradigma para o processo de expansão das Universidades no Brasil”.

Escola Técnica

Mauá deve ganhar também uma Escola Técnica Federal. O município ofereceu para o Ministério da Educação o espaço onde hoje funciona a escola municipal Clarice Lispector, na rua Almirante Barroso. Técnicos do MEC já realizaram uma visita ao local.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes