Grana: não vou interferir na escolha da Câmara

Carlos Grana revela que não vai interferir na escolha da Câmara. Foto: Banco de Dados

O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), afirma que não irá interferir na escolha do novo presidente do Legislativo, processo que marcará a virada do biênio na Casa. “Acho que está cedo esta discussão, mas a minha orientação é não interferir. Mesmo se elegendo um vereador que não me apoiou, eu tive um ótimo relacionamento”, disse o petista referindo-se ao fato de Donizete Pereira ter sido eleito com os votos fora da chamada base de apoio.

Na eleição da atual Mesa Diretora, em janeiro de 2013, Carlos Grana apoiou a indicação do correligionário José Montoro Filho, o Montorinho. Grana salientou que a atual situação de governabilidade na Casa se deve ao fato de manter agenda frequente com os vereadores.

Newsletter RD

“Eu fui o prefeito que mais teve na Câmara para levar projeto, debater ou participar de solenidade. Tenho convidado os vereadores para inaugurações e com isso fomos mudando o cenário de minoria”, disse.

A presença efetiva foi um gesto para a vereança de que o Paço está aberto ao diálogo. O fato simbólico foi necessário pois, nos primeiros meses, o governo encontrou dificuldades em articular o apoio da maioria na Casa. Já na primeira sessão, no dia primeiro de janeiro, o governo perdeu ao ver um vereador sem o seu apoio conquistar a principal cadeira.

Na sequência, o mesmo G-12 (Grupo de 12 vereadores) – que elegeu Donizeti Pereira – deu as cartas no plenário o que obrigou o Executivo a destinar mais atenção aos pares no intuito de construir uma base sólida, ou seja, a maioria para obter governabilidade.

Só em 2013, 70 projetos do Executivo foram aprovados, dos quais 50 só no segundo semestre. O número de matérias aprovadas, cuja iniciativa partiu da vereança, foi significativo: 40 ( no ano anterior foi de 22. Se somadas as proposituras (requerimentos, indicações, etc) o número total chega a 6.279.

“Nosso relacionamento é de independência, mas de respeito. Aquilo que é bom para a cidade, nós votamos a favor”, destacou o presidente Donizete Pereira.

Projetos

Segundo o prefeito, os projetos mais relevantes foram enviados para os vereadores ainda em 2013. “Este ano a pauta será mais tranquila”, revelou. Por ser um ano eleitoral, a pauta em plenário será recheada por discursos partidários e apoios.

O projeto que vai gerar maior impacto será enviado no segundo semestre. “Este ano o mais importante é a Lei de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo (Luops). Vamos adequar a cidade. Eu fiquei muito preocupado quando vi que a avenida dos Estados, por exemplo, tem local de moradia. Lá é local de atividade produtiva e nós precisamos orientar a atividade econômica”, disse.

A Luops ordena e controla o uso e o parcelamento do solo no município, define as restrições urbanísticas e os condicionantes para a construção e implantação de empreendimentos, fixa os níveis de incomodidades permitidos , regulamenta o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e fixa regras para novos parcelamentos do solo, entre outras ações.

Participação

Terminado o expediente oficial na Câmara de Santo André, em 2013, os 21 vereadores receberam em seus gabinetes 49.171 moradores ao longo deste ano de 2013. O número se refere aos atendimentos feitos pelos gabinetes até quinta da semana passada, quando ocorreu a última sessão em plenário.

Se comparado ao ano anterior, quando 51.203 pessoas estiveram na Casa, houve queda. Porém deve ser levado em conta o fato de 2012 ter sido um ano eleitoral, momento em que as pessoas naturalmente se envolvem mais com a política.

O número foi comemorado pelo presidente da Câmara, Donizeti Pereira (PV). Embora não tenha nenhum levantamento específico sobre a presença de munícipes nos dias de sessão – terça e quinta -, o parlamentar afirma que houve nitidamente uma procura maior das pessoas pelas discussões em plenário. “Em todas as sessões tivemos grande presença nas galerias da Casa. Isso mostra que aumentou o interesse”.

Prefeito orienta comissionados para campanha

Carlos Grana revela que terá participação ativa na campanha eleitoral de outubro que vai eleger presidente, governador, senador e deputados – estadual e federal. Porém, revela que vai trabalhar pelos seus apoiados fora do horário de expediente e tem buscado alertar os comissionados sobre o assunto.

“Vou ter cuidado com o uso dos equipamentos públicos e estou orientando todos os departamentos”, disse. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes