Desconto na água vai beneficiar 36 mil casas em Santo André

Campanha para economizar água vai até o final de maio

Mais de um mês após o início da campanha para que os munícipes economizem água, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) fez o primeiro balanço da iniciativa.

Em fevereiro, a autarquia anunciou que daria desconto de 30% na conta dos munícipes que economizassem pelo menos 20% de água. De acordo com o Semasa, 22% dos consumidores residenciais de Santo André alcançaram esta meta – ou 36.562 casas. A cidade tem 165.874 consumidores residenciais.

Newsletter RD

Os números foram considerados excelentes pela direção da autarquia. “Esse é um número fantástico. Na próxima conta virá anotado que as pessoas economizaram”, explica o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Junior, em entrevista à Rádio ABC.

Desconto

O desconto na conta de água é calculado com base no valor médio da fatura de água e esgoto dos últimos seis meses. A meta de economia para cada morador aparece impressa na conta.

A campanha para a redução do consumo teve início no final de fevereiro e seguirá até o dia 31 de maio. Diadema, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Bernardo também contam com ação semelhante, capitaneada pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo): Quem economiza 20% de água, ganha desconto de 30%.

São Caetano e Mauá são as únicas cidades que ainda não oferecem incentivos no valor da fatura para que os munícipes economizem água.

Reservatórios

O nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana continua caindo. O Sistema Cantareira – que atende 100% de São Caetano–, atingiu outro nível negativo histórico nesta quarta-feira (2): 13,3% de capacidade.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes