Centro de Atletismo de São Bernardo é inaugurado

Localizado na Vila do Tanque, no antigo Volkswagen Clube, o centro tem quase 30 mil m² de área construída.

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, entregaram, na manhã deste sábado (29), o Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra. O equipamento esportivo vai atender atletas profissionais e de iniciação na modalidade. Ao todo foram investidos R$ 32,5 milhões, divididos entre Prefeitura e Ministério do Esporte. A obra é resultado de parceria entre o município e o governo federal, por meio de convênio com o Ministério do Esporte visando os Jogos Olímpicos Rio 2016.

O Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra também integrará a Rede Nacional de Treinamento de Atletismo, conjunto de equipamentos esportivos que o Executivo Federal está estruturando para alinhar a política nacional de esporte para a modalidade, e está selecionado para receber equipes para aclimatação nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Newsletter RD

O secretário de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, e o titular da Pasta de São Bernardo, José Alexandre Pena Devesa, também acompanharam a cerimônia. A campeã olímpica do salto em distância em Pequim, Maureen Maggi, e o mesatenista Hugo Oyama também prestigiaram a solenidade.

“Esse complexo que estamos entregando vai trazer benefícios não só para os atletas de alto rendimento, mas também para nossas crianças que terão por meio das praticas esportivas muito mais formação cultural, conhecimento e aulas de cidadania. Esse espaço poderá formar grandes campeões”, destacou o prefeito Luiz Marinho.

Localizado na Vila do Tanque, no antigo Volkswagen Clube, o centro tem quase 30 mil m² de área construída, é um espaço para treinamento de atletas e paratletas do município e das seleções brasileiras, com toda a infraestrutura para receber competições estaduais, nacionais e internacionais.

“Nosso trabalho é construir um legado para o esporte, que vai muito além dos Jogos Olímpicos de 2016. Por isso, está em curso uma ampla articulação dos governos federal e estaduais com universidades, prefeituras, entidades esportivas e clubes. A meta é assegurar uma política de gestão sustentável no longo prazo”, ressaltou Aldo Rebelo.

A pista, certificada pela IAAF (International Association of Athletics Federations), possui iluminação, áreas para treino e imprensa e arquibancada coberta para 1.500 pessoas. Ao lado foi construído prédio de três andares com espaço para treinamento e aquecimento cobertos e diversas salas de apoio.

O secretário de Esportes de São Bernardo, José Alexandre Pena Devesa, destacou os projetos de iniciação esportiva na cidade em várias modalidades e lembrou que São Bernardo já sediou grandes eventos esportivos. “Incentivamos nossas crianças e atletas desde os primeiros passos e damos condição para que os mesmos possam chegar ao alto rendimento”, disse.

O centro irá atender no início das atividades aproximadamente duas mil pessoas diretamente (crianças, adolescentes e adultos), de 7 a 29 anos, residentes em São Bernardo e atletas de outras regiões do País, integrantes de seleções brasileiras em cada uma das categorias esportivas da modalidade.

Competições marcam inauguração

O evento foi marcado por competições de exibição com atletas e paratletas da cidade e convidados como forma de mostrar ao público um pouco do atletismo e dos equipamentos disponíveis no espaço. A pista de corrida foi oficialmente inaugurada pela prova de tiro de 100 metros feminino, em homenagem ao Mês da Mulher.

Também houve demonstrações de salto em distância, arremesso de peso e prova de 110 metros com barreiras. A organização foi da Confederação Brasileira de Atletismo.

Antes da solenidade, 300 alunos do Centro Educacional Unificado (CEU) Regina Rocco Casa, integrantes dos programas Tempo de Escola e Segundo Tempo, participaram de atividades recreativas como corrida de velocidade, saltos em distância e em altura, além de revezamento de bastão.

A campeã olímpica do salto em distância, em 2008, em Pequim, e tricampeã dos Jogos Pan-Americanos, Maurren Maggi, se impressionou com a estrutura. “Fiquei deslumbrada quando cheguei. Queria muito que tivessem outras estruturas como esta pelo País, pois temos muitas joias por aí que precisam ser lapidadas”, concluiu. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes