Nanasa recorre ao Consórcio para garantir projetos

Alunos do Nanasa recebem atenção especial por meio da natação inclusiva / Foto: Banco de Dados

O Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André (Nanasa), que completa 12 anos de atividades este ano, volta a enfrentar impasses que preocupam os organizadores, pais e alunos envolvidos nos projetos da entidade. Isso porque o convênio com o governo do Estado para o projeto Nadar é Preciso termina em junho e, até agora, não foi enviado comunicado de renovação. A Acide (Associação pela Cidadania das Pessoas com Deficiência), responsável pelo gerenciamento do Nanasa acionou o Consórcio Intermunicipal Grande ABC para que os sete municípios abracem o projeto e não apenas Santo André.

Além de garantir a continuidade do Núcleo, José Carlos Bueno, presidente da Acide, explica que o Consórcio pode ajudar a levar as atividades do Nanasa para as outras cidades, pois 60% dos alunos são de Santo André. O restante, 18% são de Mauá, 10% de São Bernardo, 8% de Diadema, 2% de Ribeirão Pires e outros 2% de São Caetano. “A alternativa que estamos desenvolvendo é de o Consórcio abraçar o projeto único da região e dar continuidade para que cada cidade direcione repasse orçamentário para a associação”, sugere Bueno, que a paralisação das atividades no ano passado resulte na falta de perspectiva em relação à sobrevivência das aulas neste ano.

Newsletter RD

Conforme nota encaminhada pelo Consórcio, que possui o Grupo de Trabalho (GT) Pessoa com Deficiência, ainda não há versão regional aprovada. “Para que isso seja possível é necessário que o GT encaminhe proposta a ser aprovada pela Assembleia de Prefeitos, o que ainda não ocorreu”, informa.

Iniciantes

Outro projeto que depende do Estado é o Esporte ao Alcance de Todos, que vence convênio em outubro. Atualmente, neste programa cerca de 250 alunos iniciantes estão matriculados e aprendem a nadar. A modalidade beneficia o desenvolvimento da coordenação motora e a possibilidade de inclusão social.

“Estamos articulando com o governo para saber qual a solução para que não seja necessário parar o andamento das aulas, mas é possível voltar a atrasar o calendário do ano por falta de comprometimento das outras partes envolvidas”, diz. Cerca de 50 alunos são beneficiados com treinamentos e até participação em competições oficiais, por meio do Nadar é Preciso.

Projeto desenvolve capacidades dos alunos

Desde os 10 anos, Nycole Cristina de Aquino Vitale pratica natação por recomendação médica para controlar crises de epilepsia e melhorar a oxigenação do cérebro. Aos 14 anos, a adolescente conquistou segunda colocação nos Jogos Escolares Paralímpicos, realizado no ano passado, além de participar de competições. A mãe de Nycole, Claudia Maria de Aquino, diz que as aulas são fundamentais para o desenvolvimento da filha.

“As melhorias foram além das necessidades de saúde, pois amenizaram as crises convulsivas e contribuíram para a autoestima e socialização da Nycole”, conta a mãe, que teme a paralisação das aulas. “Acredito que o governo deve priorizar iniciativas como o Nanasa, pois é difícil encontrar lugares gratuitos e com tanta força de vontade”, reforça Claudia Maria.

Outra aluna do projeto Nadar é Preciso é Claudia Aparecida da Silva, 23, portadora de deficiência auditiva e visual (parcial), que desde os 14 anos pratica o esporte para melhorar problemas de respiração. A mãe, Maria de Lurdes da Silva, afirma que a natação serve, inclusive, como terapia para a filha enfrentar as dificuldades do cotidiano. “Os professores incentivam e ajudam os alunos de maneira singular, atendendo as necessidades de cada um e isso é raro”, diz Maria de Lurdes.

O projeto Nanasa já diplomou aproximadamente 1,4 mil deficientes, por meio do esporte. Para funcionar, o programa conta com a ajuda da Prefeitura de Santo André, com cessão do espaço de imóvel na rua Marechal Hermes, 485, vila Guiomar; e da piscina do Pedro DellAntonia. Cerca de 2,5 mil já passaram pelo programa, que possui lista de espera com mais de 500 deficientes.  

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes