Técnicos analisam local para abrigar polo da UFABC

O Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes, em Mauá, foi sugerido pelo prefeito para ser um campus da Universidade / Foto: Divulgação

A primeira visita da equipe de 11 técnicos da Universidade Federal do ABC foi realizada nesta quinta-feira (13) no Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes, em Mauá, para uma vistoria preliminar das instalações. O prédio de 10 andares, que também abriga a Secretaria de Educação e um departamento da Secretaria de Mobilidade Urbana, no andar térreo, foi sugerido pelo prefeito Donisete Braga ao ministro Henrique Paim para ser um campus da Universidade.

Na próxima semana, o prefeito e o reitor da UFABC vão a Brasília para se reunir com representantes do Ministério da Educação para tratar deste e outros assuntos.

Newsletter RD

A proposta do prédio surgiu após reunião com o então ministro Aloízio Mercadante, para adiantar o processo de implantação do campus ao invés de aguardar o final da construção dos campi de São Bernardo e Santo André e, posteriormente de Mauá. No início do mês, Donisete Braga havia se encontrado com o reitor Klaus Capelle e o vice-reitor Dácio Roberto Matheus, explicando sobre a sugestão. O reitor deixou claro que decisões sobre a instalação de campus em Mauá são atribuições do Conselho Universitário e que a reitoria não tem autonomia para isso.

A equipe foi composta pelo vice-reitor, pró-reitora de Extensão e da Universidade Aberta (UAB), Lúcia Franco, coordenador do projeto da Escola Preparatória da UFABC (EPUFABC), Leonardo Steil, e representantes dos núcleos de Tecnologia da Informação e Prefeitura Universitária, responsáveis pela parte de infraestrutura, elétrica e hidráulica. Os técnicos visitaram todos os andares do Centro de Formação, acompanhados da secretária de Educação, Lairce Rodrigues de Aguiar e coordenadores da pasta, que explicaram detalhes das instalações.

“Vamos encaminhar o projeto executivo do prédio. Estamos empenhados neste projeto porque entendemos que investir no ensino superior e técnico na cidade é fundamental para o futuro da cidade e seus moradores”, explicou Lairce.

Segundo o vice-reitor, a instituição está avaliando a possibilidade de ampliar a UFABC com a criação de polos, para fortalecer a região paulista. São aproximadamente 12 mil alunos nos campi do ABC, sendo 80% da Região Metropolitana de São Paulo, sendo 50% provenientes do ensino público. “Nosso compromisso é a longo prazo, como implantar a Universidade de forma sólida e contribuir com a população”, afirmou Matheus.

Ainda pela manhã, a equipe aproveitou para conhecer a Escola Preparatória, na rua General Osório, 175. No local, 240 estudantes mauaenses, oriundos da rede pública de ensino, têm aulas com conteúdo avaliado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ministradas por professores que são alunos da Universidade. O processo seletivo da EPUFABC teve 895 inscritos.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes