Licitação do transporte coletivo em Mauá sai em uma semana

Dua empresas não vão participar da licitação, segundo Donisete Braga / Foto: Rodrigo Lima

O prefeito de Mauá promete lançar na próxima quinta-feira (20) o edital da licitação do transporte público da cidade, uma das prioridades da Prefeitura na área de mobilidade.
A concorrência tem como objetivo contratar novas empresas para operar no município e é apontada por Donisete Braga (PT) como um processo necessário para melhorar o serviço oferecido pelos ônibus em Mauá.

“No dia 20 vamos fazer o lançamento da licitação do transporte coletivo. Dentro daquela visão de buscar o que sempre falamos, que é ver um modelo que seja viável para o município”, explica Donisete Braga. “Vamos vencer um ciclo de longa data, que vai melhorar de forma significativa o transporte coletivo”, promete.

Newsletter RD

O que muda

Alguns dos principais pontos que estarão no edital foram revelados pela prefeitura de Mauá em audiência pública realizada no mês passado. 

A cidade vai continuar divida em dois lotes. Cada uma das duas empresas vencedoras vai operar metade das linhas de ônibus da cidade.

As viações Leblon – que está impedida de rodar desde dezembro do ano passado -, e Cidade de Mauá não poderão participar da concorrência. A Suzantur, que está operando de forma emergencial no lugar da Leblon, poderá participar da licitação.

Uma das exigências é que 100% da frota seja zero quilômetro. Além disso, todos os veículos terão que ser adaptados para pessoas com deficiência.
Cada empresa será obrigada ainda a instalar 150 novos abrigos de ônibus.

Critério

Sairão vencedoras as viações que apresentarem os maiores valores de outorga para a prefeitura – que deve ficar entre R$ 15 milhões e R$ 20 milhões.

Cada empresa terá o direito de operar por dez anos. A prefeitura prevê que o processo de licitação dure entre 90 dias e seis meses.

A Mauá Trans, que vai passar a gerenciar o transporte em Mauá, não será criada agora. “A Mauá Trans vai entrar depois do processo licitatório. Para a gestão hoje o primordial é fazer a licitação”, explica o prefeito Donisete Braga.

Imbróglio

As viações Cidade de Mauá e Leblon foram descredenciadas pela Prefeitura porque, segundo a administração municipal, teriam acessado sem permissão um sistema que controla o pagamento das passagens. Ambas as empresas rebatem as acusações.

A decisão da prefeitura de declarar as duas viações inidôneas deu início a uma queda de braço na Justiça, especialmente no caso da Leblon, que conseguiu vitórias judiciais seguidas que garantiam sua operação, mas nos últimos meses colecionou derrotas nos tribunais.

Plenárias

A partir da semana que vem, a Prefeitura de Mauá promove encontros para discutir a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. A primeira plenária será realizada na Escola Municipal Therezinha Leardini Branco, no Jardim Zaíra.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes