Reduzir vazamentos é prioridade, diz DAE

Para o chefe da divisão técnica do DAE (Departamento de Água e Esgoto), de São Caetano, Osmar Silva Filho, em entrevista para o RDtv, a melhora se deve ao resultado das campanhas de conscientização feitas desde fevereiro.

Desde fevereiro, quando os reservatórios do Sistema Cantareira começaram a registrar os menores índices da história, se iniciou uma corrida para que as cidades reduzissem o consumo na mesma proporção para evitar o racionamento, descartado pelo governador Geraldo Alckmin até então.

São Caetano apresenta o melhor resultado até agora. A cidade já reduziu o consumo de água em 15%, aproximadamente 100 litros por segundo – o equivalente a quase cinco galões. A cidade é abastecida 100% pelo sistema Cantareira, cuja capacidade atingiu o alarmante índice de 15,8%.

Newsletter RD

Para o chefe da divisão técnica do DAE (Departamento de Água e Esgoto), de São Caetano, Osmar Silva Filho, em entrevista para o RDtv, a melhora se deve ao resultado das campanhas de conscientização feitas desde fevereiro. “Nós intensificamos as mensagens em faixas, outdoors e placas espalhadas pela cidade. A meta é chegar a 20% na diminuição do consumo residencial”, explica.

O índice, segundo o executivo do DAE, deve ser alcançado até o final de março. Para diminuir ainda mais o consumo desnecessário, a autarquia aplicou pequena redução na pressão com que a água é enviada aos clientes.

Além disso, outra medida adotada foi a intensificação nas ações para detecção de vazamentos, o que diminuiria a perda dágua no percurso entre os reservatórios e os consumidores finais.

Atualmente, cerca de 24% da água transmitida pelo DAE no município não são contabilizados. Isso se deve a rompimentos em tubulações ou fraudes no sistema. “Nossa meta é diminuir esse índice para 15% até o fim de 2016”, diz.

O DAE também aproveitará o mês de março para ampliar as campanhas educativas nas escolas públicas e particulares. “Todo anos fazemos a Semana da Água. Este ano vamos intensificar a ação”, avisa.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes