Vacinação contra HPV começa nesta segunda

A campanha começa nesta segunda(10), às 8h30, em frente à escola Américo Brasiliense e vacinará meninas de 11 a 13 anos para prevenir câncer de útero. Foto: Banco de dados

A partir desta segunda-feira (10), até o dia 10 de abril, a rede municipal de Saúde concentra todos seus esforços na Campanha Nacional de Vacinação Contra o HPV (papilomavírus humano), nome genérico de um grupo de vírus que engloba pelo menos 150 tipos diferentes e pode causar o câncer do colo do útero. O público-alvo é formado por adolescentes de 11 a 13 anos, que representam 14.406 desta faixa etária na cidade, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em Santo André, além das 33 unidades de Saúde, a imunização também se estenderá para as escolas públicas municipais, estaduais, técnicas e instituições privadas.

Oficialmente, o lançamento da campanha no município ocorrerá na próxima segunda-feira, às 8h30, na área externa da EE (Escola Estadual) Dr. Américo Brasiliense, uma das mais tradicionais do Grande ABC e com 66 anos de existência. O prefeito de Santo André, Carlos Grana, e o secretário de Saúde, Homero Nepomuceno Duarte, marcarão presença. A instituição será um dos pontos de vacinação da equipe de Saúde, uma vez que tem 339 adolescentes nascidas a partir de 2000 a 2003, segundo dados de janeiro da Diretoria Regional de Ensino andreense.

Newsletter RD

A vacinação será realizada também em algumas escolas, sejam públicas ou particulares, de acordo com a avaliação dos coordenadores da campanha na cidade – o cronograma das instituições será apresentado pela Secretaria da Saúde durante o lançamento da campanha. Por exemplo, serão levadas em conta algumas características do local de origem da instituição, como proximidade ou não de uma unidade de Saúde, e mesmo o número de alunas a serem imunizadas, conforme explicou o gerente de Comunicação, Informação e Educação do Departamento de Vigilância à Saúde, João Carlos da Rocha Tristão.

O objetivo da vacina é proteger contra as verrugas genitais e, principalmente, o câncer de colo do útero, segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres no País. A partir deste ano, o Ministério da Saúde introduz no calendário nacional de vacinação a dose quadrivalente contra o HPV no SUS (Sistema Único de Saúde). Em 2015, a faixa etária ficará restrita de 9 a 11 anos. E a partir de 2016, todas as meninas, a partir de nove anos, serão imunizadas na rotina do calendário.

Meta 

Do total de 14.406 adolescentes de 11 a 13 anos, a meta da campanha nacional propõe vacinar 80%, ou seja, 11.525 residentes em Santo André. “Nosso objetivo, no entanto, é imunizar 100% deste público-alvo”, afirmou o gerente. A dose intramuscular, em um dos braços (direito ou esquerdo), se dará em três etapas. Após a primeira, recomenda-se seis meses para aplicação da segunda; e cinco anos depois para a terceira fase.

Segundo os médicos, o vírus HPV infecta a pele e as mucosas – são cerca de 150 tipos, dos quais 50 poderão atingir o trato genital e 12 de alto risco que podem provocar câncer. O período de incubação varia de dois a oito meses, mas a doença pode se manifestar em até 20 anos.

Recusa 

A imunização das adolescentes ocorre sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. Porém, os pais que não quiserem que suas filhas sejam vacinadas nas unidades escolares deverão assinar um Termo de Recusa, devidamente preenchido e assinado. Vale ressaltar que não existe contraindicação da vacina contra o HPV. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes