Câmara aprova instalação de unidade do IFSP

O secretário de Relações Institucionais e Projetos Especiais, Tiago Nogueira, informou que haverá duas audiências públicas para decidir quais cursos serão de interesse / Foto: Diego Barros

A instalação de uma unidade do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) – a primeira de Santo André e a única na região – começou a sair do papel. Na noite desta quinta-feira (27), a Câmara Municipal aprovou projeto de lei do Executivo o qual concede ao instituto o uso de área para instalação da unidade de ensino, no Jardim Cristiane, onde hoje funciona o Centro Público de Formação Profissional Júlio de Grammont. Ao todo, serão 35 complexos no Brasil, sendo 16 em cidades do Estado de São Paulo.

O instituto tem capacidade para atender, gratuitamente, cerca de 1,5 mil alunos do ensino médio. “Para evitar que haja prejuízo, a secretaria de Educação já está fazendo uma realocação dos alunos dos cursos profissionalizantes para que eles tenham continuidade em outros espaços da cidade”, explicou o secretário de Relações Institucionais e Projetos Especiais, Tiago Nogueira. Segundo o titular da Pasta, após a publicação da lei e tramitação legal do processo, a unidade tomará posse do espaço, que passará por uma reforma para adaptação.

Newsletter RD

Paralelamente, a Administração realizará duas audiências públicas. “Queremos discutir com a sociedade quais os cursos que seriam interessantes, visando à vocação que a nossa cidade apresenta. Estamos prevendo uma para o mês de abril e outra no mês de maio. A nossa ideia é estar com tudo pronto até o meio deste ano para que as aulas possam ter início em agosto”, destacou Nogueira, ao destacar a agilidade do Legislativo na aprovação da matéria.

Futuro

Embora a cidade seja sede da Universidade Federal do ABC e o Instituto faça parte da mesma rede, o governo andreense ainda pretende buscar um novo espaço, desta vez, na região do segundo subdistrito para tentar viabilizar a instalação de mais uma unidade do Instituto.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes