Novo ouvidor de Santo André quer unidade no Poupatempo

Ribas quer utilizar os eventos da agenda municipal Foto: Rodrigo Lima

O ouvidor eleito de Santo André José Luiz Ribas Júnior quer mudar o formato de atendimento na ouvidoria. Segundo ele, o espaço não pode ser apenas passivo, mas ativo também, indo em busca das demandas do morador e identificando possíveis problemas.

Para isso, Ribas quer descentralizar o atendimento. “Um dos objetivos é ter um posto nosso instalado dentro do Poupatempo de serviços que terá sede no Atrium Shopping”, disse.

Newsletter RD

Além disso, Ribas quer utilizar os eventos da agenda municipal, principalmente os protagonizados pela sociedade civil para ter representantes da ouvidoria que possam colher informações e estarem à disposição dos moradores.

Em Santo André, a ouvidoria tem um orçamento anual de R$ 600 mil. Ribas tem almeja elaborar e distribuir uma cartilha com informações que possam estreitar os laços entre o cidadão e a ouvidoria.

Outras cidades

Dos sete municípios do ABC, somente quatro tem ouvidoria: Santo André, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires. Em São Caetano o ouvidor indicado recentemente para o cargo em substituição do anterior, José Quesada Farina, disse que fará mudanças no espaço, mas antes conversará com o prefeito Paulo Pinheiro. A prefeitura informa que o orçamento está vinculado a pasta de Governo e, portanto, não tem dotação específica.

Em Ribeirão Pires, a ouvidoria também está atrelada à secretaria de Governo. O orçamento é 25% do montante da pasta, ou seja, cerca de R$ 360 mil ano. A prefeitura de Mauá não retornou ao pedido de informações. Nas outras cidades, o canal dos moradores com o Paço é por meio de um 0800. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes