Após saída de Xavier, clubes recebem pagamentos atrasados

As pendências de R$ 1,8 milhão devem ser resolvidos com os atletas na próxima segunda-feira (24) / Foto: Eduardo Merlino

Após ser empossado como secretário de Esportes e Turismo de São Caetano, Walter Figueira Júnior afirmou que oito clubes da cidade recebem nesta sexta-feira (21) os pagamentos atrasados na ordem de R$ 1,8 milhão.

“Vamos continuar com o pagamento de forma transparente e segura legalmente para não termos problemas de fiscalização”, disse o educador, que assumiu a Pasta depois do pedido de exoneração de Eder Xavier (PCdoB).

Newsletter RD

Por questão de compensação de cheques, os valores atrasados serão recebidos pelos atletas na segunda-feira (24). No mesmo dia, a Prefeitura realizará reunião para rever as modalidades e os custos do Esporte. “Algumas modalidades terão que esperar orçamento previsto para o ano que vem”, apontou Figueira, sem antecipar possíveis avaliações.

O pedido de demissão de Xavier ocorreu após pressão de cerca de 200 manifestantes, entre técnicos e atletas, que realizaram passeata em direção ao Paço Municipal. O grupo reúne diversas modalidades esportivas com salários atrasados há três meses, entre eles o ginasta Arthur Zanetti que ameaçava sair da cidade.

Segundo o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), a troca ocorreu por um descontentamento do setor esportista e a nomeação de Walter Figueira foi um reaproveitamento de uma figura importante para o Esporte da cidade. “Temos que considerar o bom trabalho das gestões passadas, independente de partidos, para contribuição junto à Administração”, ponderou o chefe do Executivo.

Figueira comandou a Secretaria de Esportes de 2001 a 2004, período do terceiro mandato do prefeito Luiz Tortorello (morto em dezembro de 2004).

CPI do Esporte

Com o retorno à Câmara Municipal, na função de vereador, Eder Xavier publicou sua intenção de solicitar a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar supostas irregularidades no Esporte. “Essa tarefa gerou resistência por parte de setores beneficiados por essas práticas irregulares. Apesar dos desconfortos, nunca houve a intenção de desmerecer qualquer atleta ou técnico”, afirmou através de nota oficial após pedido de demissão, nesta quinta-feira (20). O comunista necessita do apoio de seis vereadores para apresentar o pedido de CPI. Para instalar a investigação, o vereador precisará da adesão de 11 colegas de Casa.

O prefeito, Paulo Pinheiro, acredita que o ex-secretário não fará oposição ao governo, pois o mesmo saiu consciente de que a Pasta “não dava mais para ele”. Para Walter Figueira, não há necessidade de investigação, sendo todos os processos administrativos fiscalizados pela Prefeitura e controlados pela Controladoria da Fazenda. “Se tivesse coisa errada, estaríamos respondendo por processo de prestação de contas desde a época do Tortorello”.

Remanejamento

Além da mudança no comando da Secretaria de Esportes e Turismo, o prefeito de São Caetano remanejou outros três setores da administração. Com a saída de Figueira, quem assume a chefia do Gabinete da Prefeitura é Roberto Martins, que respondia pela Ouvidoria do município – que agora ficará sob responsabilidade de José Quesada (PMDB).
Outros rearranjos foram feitos na secretaria da Fazenda do município, sendo Rosana Escanho nomeada para assumir o cargo, no lugar de Merle Marlene Trassi, que seguirá como assessora técnica financeira. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes