Santo André projeta verba do BID para março

Durante entrevista ao RDtv, o secretário de Mobilidade e Obras de Santo André, Paulinho Serra, revelou que a equipe do governo do prefeito Carlos Grana aguarda uma resposta definitiva do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento – já em março.

“Nós receberemos uma missão especial deles aqui. Nós pleiteamos cerca de R$ 500 milhões e aguardamos a confirmação deles”, disse o secretário, ao lembrar que o banco não financia obras de forma isolada, mas projetos como um todo.

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A maior parte da verba do BID será utilizada para a construção de 13 corredores exclusivos de ônibus. A iniciativa é mais cara do que o modelo adotado pela prefeitura das faixas exclusivas.

Porém, apresentar mais eficiência, pois o embarque dos usuários é feito com mais agilidade devido a interação entre os semáforos para que o transporte tenha mais fluidez.

Segundo Paulinho, o primeiro corredor contemplaria o pior trecho de trânsito na cidade – o viaduto Castelo Branco, que liga a Prestes Maia com a avenida dos Estados. Também estão previstos corredores, até 2016, nas avenidas Industrial e Vieira de Carvalho, avenidas Príncipe de Gales, José Amazonas e D. Pedro I, além da Estrada do Pedroso.

Atualmente, os únicos corredores de ônibus existentes na região são o ABD – Jabaquara, Brooklin e São Mateus – e o da avenida Capitão Mario Toledo de Camargo, em Santo André.

Faixas

Santo André possui atualmente dois pontos de faixas exclusivas de ônibus. O primeiro eixo é na região central, e abrange as avenidas Cel. Alfredo Flaquer – Perimetral – e General Glicério,passando pela Siqueira Campos. O outro eixo, implantado recentemente, inclui a Dom Pedro I e a rua Carijós. 

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