Emocionado e dividido, Chioro deixa o ABC para virar ministro

Médico e pesquisador especializado em saúde coletiva, Chioro vai conduzir um dos programas tidos como carro-chefe do governo Dilma, o Mais Médicos. (Foto: Rodrigo Lima)

Arthur Chioro se despediu da secretaria de Saúde de São Bernardo nesta sexta-feira (31/01). Durante agenda, que contou com a presença do ministro Alexandre Padilha e do prefeito Luiz Marinho, além de diversas lideranças médicas e políticas de todo o Estado, o futuro ministro da presidente Dilma – será empossado na segunda – agradeceu a todos os colegas, funcionários, amigos e moradores em um discurso emocionado de quase 40 minutos no teatro Cacilda Becker.

Muito aplaudido, Chioro disse, no final, que se despede “dividido”. “É vontade de ficar e de partir. Falei com minha esposa que hoje é o dia mais triste e mais feliz da minha vida”, ressaltou.

Newsletter RD

A esposa de Chioro foi citada também no discurso do prefeito Luiz Marinho. Segundo o petista, ela foi reticente ao convite feito ao marido para assumir a pasta em São Bernardo em 2009. “Foi um trabalho de convencimento”, brincou Marinho ao arrancar risos dos presentes.

Além de deixar o comando da pasta, Chioro deixou também a presidência do Conselho dos secretários municipais de Saúde do Estado de São Paulo. Na segunda, as 14h, ele toma posse como ministro no lugar de Padilha, que assumirá a função de pré-candidato a governador pelo PT em São Paulo.

Indagado várias vezes sobre as prioridades no Ministério da Saúde e a visão sobre as políticas públicas do setor, ele preferiu esquivar-se. “Falo sobre isso na segunda” , disse. Chioro ainda acompanhou Padilha e Marinho em uma visita às novas instalações da Central de Regulação Médica do SAMU, no Centro da cidade.

No local, entregou uma nova placa de identificação do Samu, desta vez, com o nome do ex-presidente Lula. “Corrigimos uma injustiça histórica. Na placa do Samu de São Bernardo, datada de junho de 2008, não tinha o nome do presidente que auxiliou em todo o projeto”, disse Chioro.

Médico e pesquisador especializado em saúde coletiva, Chioro vai conduzir um dos programas tidos como carro-chefe do governo Dilma, o Mais Médicos. Ele acaba de retornar de uma viagem com a presidente a Cuba, onde o governo agradeceu pela transferência de profissionais.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes