OAB aciona Estado por assistência à diademense

Ana Maria ficou sem atendimento em Diadema. Foto: Rodrigo Lima

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) decidiu ajuizar uma ação contra a Fazenda Pública Estadual para tentar garantir assistência a Ana Maria da Silva, uma senhora de 68 anos que sofre de trombose, vasculite e necrose nos membros inferiores.

Conforme revelado pelo RD essa semana, a idosa passou 74 dias sem receber atendimento em Diadema. A cidade deveria fornecer uma equipe de enfermagem para administrar a troca diária de curativos nas pernas de Ana Maria, além de um médico para aferir, semanalmente, pressão e destro – fato que não aconteceu entre 12 de novembro de 2013 e a última segunda-feira (27), quando o assunto tornou-se público.

Newsletter RD

O caso da idosa foi exposto, inicialmente, em um vídeo gravado e divulgado na internet pelo próprio filho, Marcelo Lopez. Segundo relatou o técnico em acústica, a idosa recebeu recomendações médicas do Hospital São Paulo – onde ficou internada por quase um mês após ter uma reação grave à vacina Influenza, aplicada no equipamento em Diadema – para ser acompanhada, constantemente, pela equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim ABC, a mais próxima de sua residência, no Jardim Takebe. Foi somente após a repercussão que a equipe da UBS, ligada ao Programa Saúde da Família, decidiu retomar os cuidados com Ana Maria.

Durante o período em que o tratamento foi suspenso, Marcelo cuidou sozinho dos curativos na mãe, que permanece cadeirante, sem movimentos na perna esquerda. A prefeitura afirma que o acompanhamento semanal para aferir pressão e destro deixou de ser necessário porque Ana Maria entrou em quadro estável ainda no ano passado, logo após passar por tratamento intensivo no Hospital São Paulo. Além disso, o governo municipal afirma que a idosa assinou uma declaração na qual abre mão da troca de curativos. O documento, segundo o Paço, é sigiloso e por isso o jornal não teve acesso.

“Isso ocorreu em um dia em que a Ana Maria estava acompanhada de outras duas idosas que se declararam analfabetas. Elas não recusaram a terapêutica aplicada pela UBS, apenas rejeitaram naquele dia, em especial, porque Ana havia colocado, há um dia, um curativo especial que só precisaria ser trocado após sete dias. O enfermeiro redigiu um termo, dolosamente, pedindo para ela abrir mão de todos os cuidados”, apontou a advogada e presidente do Departamento de Direitos Humanos da OAB de Diadema, Flávia Artilheiro.

Flávia explicou que tentará conquistar na Justiça, também, a liberação do prontuário médico de Ana Maria feito pelo Hospital São Paulo, por ser mais completo. O mesmo serve para o prontuário da UBS Jardim, local que a paciente frequenta há uma década por ter problemas de circulação.

Flávia explicou que acionará o Estado, neste caso, porque, na prática, há mais chances de atingir o objetivo de garantir atendimento à idosa. “Já que Diadema foi omissa no atendimento e o governo estadual tem mais recursos, vou tentar essa via. O Estado vai decidir se abraçará a causa na rede pública ou se deve terceirizar os cuidados, com contratação de home care, por exemplo”, sustentou.

Enquanto isso, Marcelo continuará cuidando das escórias da mãe.

 Colaborou Lígia Berto

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes