Metrô ABC deve ser concluído em 2018

Foto: Edson Lopes Jr./Governo do Estado

Depois de meses de impasse, o edital de concorrência para as obras da Linha 18 – Bronze, que vai passar por Santo André, São Bernardo e São Caetano, foi assinado nesta quarta. A projeção é que em 90 dias já se conheça a empresa vencedora da PPP – Parceria Público-Privada. Se o planejamento for concretizado, o trabalho terá início no segundo semestre deste ano.

“A gente imagina que possa assinar o contrato em 90 dias, se não tiver nenhum problema jurídico”, afirmou o governador Geraldo Alckmin, durante ato no Palácio dos Bandeirantes. “É a primeira vez que o Metrô sai da capital indo para o ABC”, emendou,ressaltando que cada trem tira até 560 carros de passeio das ruas. 

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A linha deve atender 314 mil passageiros por dia e terá 26 trens. O investimento será de R$ 4,2 bilhões, sendo R$ 3,8 bilhões custeados 50% pelo Governo do Estado e 50% pela iniciativa privada. Os outros R$ 406 milhões são referentes às desapropriações que serão executadas pelo Estado. Deste valor, R$ 400 milhões vêm do Governo Federal a fundo perdido, por meio do PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento 2).

“Eu fiz esse debate em 2008. Quando ninguém acreditava nisso e até me criticaram. Consegui recurso do governo federal para o início do projeto e agora demos mais um passo”, disse o prefeito de São Bernardo Luiz Marinho. 

O deputado estadual Orlando Morando, que foi o relator do projeto de financiamento do Metrô ABC, acredita que em quatro anos o traçado estará concluído. “A partir desse momento o sonho do Metrô no ABC se torna realidade. A nossa expectativa é de que as obras sejam iniciadas ainda em 2014 e concluídas em 2018”, comentou Morando, que também é membro efetivo da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa. 

A Linha 18 terá 14,9 km de extensão operacional de um total de 15,7 km, atendendo os municípios de São Paulo, São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo. Terá 13 estações: Tamanduateí, Goiás, Espaço Cerâmica, Estrada das Lágrimas, Praça Regina Matiello, Instituto Mauá, Afonsina, Fundação Santo André, Winston Churchill, Senador Vergueiro, Baeta Neves, Paço Municipal (São Bernardo) e Djalma Dutra. 

Na estação Djalma Dutra, fará integração com um novo corredor de ônibus que será construído pela Prefeitura de São Bernardo. Haverá ainda integração com a Linha 2-Verde do Metrô e com a Linha 10-Turquesa da CPTM na estação Tamanduateí e com o Corredor São Mateus-Jabaquara-Morumbi da EMTU.

Os trens do sistema monotrilho funcionam com energia elétrica e se movimentam com pneus, o que torna a operação silenciosa e ambientalmente sustentável. Suas composições correm sobre vigas de concreto ou metal, com a mesma velocidade de Metrô. Além da obra de monotrilho ter custos menores, sua construção é mais rápida do que a do metrô convencional. 

“Nós estamos tratando de um modal que é não poluente, ou seja, não utiliza combustíveis fósseis e que permite a utilização de um transporte de alta capacidade. Além do mais, é silencioso porque utiliza pneu. Você consegue ter um transporte que, além de não poluente, não agride o meio ambiente”, disse o ministro das cidades, Agnaldo Ribeiro, que também participou do lançamento do edital.

Os trens terão ar condicionado; sinalização inteligente, que permite maior aproximação entre os trens mantendo alto nível de segurança, e câmeras internas no veículo. Sua operação terá o mesmo índice de qualidade das demais linhas do Metrô. O monotrilho já é utilizado em diversos países, como China, Estados Unidos, Japão, Austrália, Malásia e Dubai, e em implantação em Mumbai, na Índia.

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