Aposentados se mobilizam pelo fim do fator previdenciário

A Associação dos Trabalhadores Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Santo André, Mauá e Ribeirão Pires afirma que o principal objeto de luta neste ano de 2014 será convencer deputados e senadores a votarem pelo fim do fator previdenciário.

Segundo o presidente da associação, Cícero Firmino, o Martinha, presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, as perdas são grandes. “Nós temos de fazer o momento dessa vitória contras o fator previdenciário. Se ainda não conseguimos isso, é porque precisamos nos mobilizar mais”, pondera. Segundo a entidade deverão ocorrer, a partir de fevereiro, mobilizações em Brasília contra o fator.

Newsletter RD

A Associação conta com 8 mil aposentados que acumulam perdas significativas. O fator previdenciário, criado em 1998, que reduz aposentadorias precoces, já tirou dos bolsos dos trabalhadores do País, mais de R$ 60 bilhões. Expectativa do Governo indica que esse montante será somado em mais R$ 10 bilhões, economia prevista com as aposentadorias que foram concedidas até o final de 2013.

Há 15 anos os trabalhadores são prejudicados pela aplicação do fator previdenciário no momento em que pedem suas aposentadorias nos postos do INSS, com redução, que chega, em alguns casos, a até 40%. O fim do fator previdenciário é bandeira de luta das centrais sindicais, entretanto, sai ano e entra ano, e o Governo Federal vem mantendo o redutor.

Comemorar

Martinha, no entanto, destaca que o aposentado, apesar das perdas, tem motivo para comemorar. “Principalmente quem recebe um salário mínimo. Não chegamos no patamar ideal, mas já houve um reajuste acima da inflação. É preciso agora fazer com que os aposentados que recebem acima do mínimo também tenham, no mínimo, a inflação”.

Já o diretor administrativo da Associação, João Izídio da Silva, destaca a importância da convivência entre os aposentados associados. “Nós estamos na ativa pra valer. Além de lutarmos por nossos direitos, a associação permite que os aposentados possam utilizar a colônia de férias no litoral, os momentos de diversão por meio dos jogos e festas, entre outros”.  

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes