Arthur Chioro fica de saia justa sobre Ministério

Arthur Chioro fica de saia justa em entrevista. Foto: Pedro Diogo

O secretário de Saúde de São Bernardo, Arthur Chioro, enfrentou saia-justa durante a coletiva de imprensa nesta quinta (23). Desautorizado a falar sobre o convite que recebeu da presidente Dilma para assumir o Ministério da Saúde, ele recorreu a todas as tangentes para não “furar” o anúncio da petista.

Saia justa
Chioro disse que “assuntos presidenciais devem ser encaminhados pela presidente” ou “no momento oportuno falarei sobre isso”, e ainda teve de dar um sorriso amarelo quando, depois do bombardeio de perguntas, veio a última pergunta: “E se fosse convidado para assumir o Ministério, aceitaria?”. Ele silenciou e soltou: “No momento oportuno”. Encerrada coletiva entre risos.

Newsletter RD

República do ABC
Se confirmadas as expectativas, Arthur Chioro será o terceiro nome da região no primeiro escalão do governo Dilma Rousseff. Já atuam como ministros a ex-secretária andreense na gestão de Celso Daniel, Miriam Belchior, e Gilberto Carvalho.

Republica do ABC II
Tanto Miriam, ministra do Planejamento, quanto Gilberto, secretário-geral da Presidência, além da posição destacada, são nomes de primeira hora e de confiança plena do ex-presidente Lula. Chioro pavimenta o mesmo caminho, pois teve a indicação referendada por ele.

De volta
Chioro também rechaçou comentar sobre quem poderia sucedê-lo em São Bernardo. Porém, no bastidor, o nome mais forte é o de Lumena Furtado, que atuava como adjunta de Chioro, mas, em 2013, aceitou convite do prefeito Donisete Braga para ficar em Mauá.

Definição
O secretário estadual de Esportes, José Auricchio Júnior (PTB), deverá, segundo fontes, se reunir nos próximos dias com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) para tratar do papel dele neste ano eleitoral. Com a Copa nas mãos, o ex-prefeito de São Caetano tende a não entrar na disputa de outubro.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes