Em Santo André, invasão em faixa exclusiva gera 30 multas por dia

Com a punição em vigor desde o último dia 13, a Prefeitura de Santo André tem aplicado, em média, 30 multas por dia em decorrência de motoristas que invadem a faixa exclusiva de ônibus na região central. Com isso, o governo do prefeito Carlos Grana (PT) consegue arrecadar, por dia, aproximadamente R$ 1,6 mil.

Ao RD, o secretário de Mobilidade, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, avalia que o número de motoristas autuados por invasão ao primeiro corredor implantado na cidade está dentro do previsto. “Eu considero que o respeito em relação às faixas tem sido excelente”, diz.

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A primeira faixa exclusiva foi criada nas vias centrais, como Arthur de Queiroz, General Glicério, Queiroz dos Santos, Firestone, Siqueira Campos e Luiz Pinto Fláquer. Funciona de segunda a sexta, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h. O trajeto atinge 3,1 km e transporta diariamente 181 mil passageiros. Porém, o titular reconhece que outras mudanças são necessárias. “São 200 ônibus por hora que circulam neste percurso. Não tem como isso ser eficiente. Tem de mudar o itinerário das linhas e isso acontecerá a partir do meio do ano”, observa Paulinho.

Duas semanas após o início da aplicação de multas para os infratores, o balanço parcial já aponta redução de até 12% no tempo de deslocamento dos coletivos. “Mas vamos fazer uma avaliação mais precisa entre fevereiro e março. Hoje temos uma redução de 25% em toda a demanda do transporte público, pois a cidade ainda está sem o retorno das aulas e com pessoas em férias”, pontua.

A Secretaria poderá fazer ajustes e mudanças na faixa exclusiva desde que os resultados não mostrem ganhos reais de tempo e mobilidade. “Se o prejuízo for tão grande, podemos rever. Não tem nada de achar, é matemático. Se ganharmos 20% a 25% na redução de tempo das viagens, sem comprometer tanto os carros, sinal de que a iniciativa teve sucesso”, diz.

A segunda faixa exclusiva de ônibus de Santo André entra em operação na próxima segunda (27), no eixo Carijós/Dom Pedro I. “Como lá é outra volumetria – 20 ônibus por hora –, a restrição será das 6h às 10h, horário de pico, no sentido bairro/Centro. Neste caso, não prejudica o transporte particular, estamos proibindo o estacionamento neste horário e o ônibus vai transitar nessa faixa”, detalha.

Triplicar agentes

Paulinho Serra revela que, atualmente, 38 agentes fazem o monitoramento e fiscalização no trânsito de toda a cidade. Porém, o número deve quase triplicar até o final de 2014. “Já fizemos um pedido ao prefeito e devemos ter mais 50 agentes ainda neste ano. Desta forma, esgotamos o atual concurso”, explica o titular, que estuda concurso público em 2015 para elevar para 200 o número destes profissionais locais.

Mauá inicia autuação na próxima segunda

Paulo Eugenio Pereira Junior, secretário de Mobilidade Urbana de Mauá, revela que a multa para quem desrespeitar a faixa exclusiva de ônibus na cidade administrada por Donisete Braga (PT) começa a vigorar na próxima segunda (27). Até então, o corredor está implantado de forma educativa, ou seja, sem a cobrança de multa na Barão de Mauá. O trajeto tem 5,9 km e segue do Termina Central até o Terminal Itapeva.

“Já temos um resultado significativo desta ação. Temos estudos que apontam que o tempo de deslocamento entre uma estação e outra passou de 30 para 20 minutos. E o nosso objetivo é baixar para 15 minutos”, disse o secretário, em entrevista ao RD.

Ainda no primeiro trimestre, será implantada a segunda faixa exclusiva que vai abranger a região do Zaíra, pela avenida Castelo Branco. “Essas duas vias juntas são responsáveis por 53% de todo o deslocamento do transporte coletivo”, explica Paulo Eugenio. Neste primeiro momento, a faixa vigora no horário de pico, das 5h às 8h e das 17h às 20h.

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