Ribeirão Pires recebe mais quatro médicos cubanos

A Prefeitura de Ribeirão Pires solicitará ao Governo Federal mais sete médicos cubanos.

Nesta segunda-feira (20), a rede municipal de saúde de Ribeirão Pires recebeu mais quatro médicos cubanos do programa federal Mais Médicos, que estavam em processo de integração com as equipes de saúde da cidade. Dois dos profissionais foram direcionados à Unidade Básica de Saúde do Jardim Luzo e os outros dois à UBS do Jardim Caçula.

Yaritza Lescay Hernandez, uma das profissionais do programa Mais Médicos, começou a receber os pacientes da UBS do Luzo no início da manhã dessa segunda. “Temos todos os equipamentos que são indispensáveis para o atendimento. Além disso, o local possui várias especialidades médicas, como pediatria e ginecologia”, aprovou Lescay, que também já trabalhou na Venezuela.

Newsletter RD

Os médicos cubanos passaram por período de adaptação e integração à rede de saúde municipal. Esses profissionais contribuirão para ampliar os atendimentos dentro da estratégia de Saúde da Família.

Em novembro do último ano, a rede recebeu os primeiros três médicos cubanos, que estão atendendo nas UBSs da Quarta Divisão, Vila Sueli e Jardim Valentina. Todos os profissionais do programa Mais Médicos que chegam a Ribeirão Pires atuam como generalistas na rede de Atenção Básica.

“Ficamos contentes com a vinda desses profissionais, que estão sendo importante reforço na implantação do modelo de saúde da família, que acompanha de perto as necessidades dos moradores”, explicou o secretário de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Koiti Takaki.

A Prefeitura de Ribeirão Pires solicitará ao Governo Federal mais sete médicos cubanos para atenderem a demanda das demais unidades de saúde do município. A cidade possui 10 UBSs, sendo que em cinco delas o atendimento já é realizado dentro da Estratégia de Saúde da Família. As unidades que atendem neste modelo são Jardim Luzo, Valentina, Caçula, Quarta Divisão e Vila Sueli – que já receberam os médicos generalistas cubanos.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes