José Amilton vence disputa pela reitoria da Fundação Santo André

José Amilton, coordenador do curso de história, e Leila Modanez, integrantes da chapa de oposição (reitor e vice) obtiveram 70% dos votos da comunidade acadêmica.

O professor José Amilton de Souza venceu neste sábado (09/11) a disputa para escolha do novo reitor da Fundação Santo André. José Amilton, coordenador do curso de história, e Leila Modanez, integrantes da chapa de oposição (reitor e vice) obtiveram 70% dos votos da comunidade acadêmica. Já os candidatos do grupo de situação, Márcia Zorello Laporta e Rodrigo Cutre, ficaram com os 30% dos sufrágios.

Têm direito a voto o corpo docente da Fundação, formado por cerca de 300 professores; o quadro de alunos, que soma 7.500 pessoas, além de 150 funcionários, sendo que cada segmento tem um peso diferente no resultado: professores têm participação de 70%, alunos influenciam 20% e funcionários, 10%.

Newsletter RD

Os dois pleiteantes mais votados serão apontados numa lista que será encaminhada ao crivo do Conselho Universitário. Este grupo – formado pelo reitor, presidente do Conselho Diretor, presidente do Conselho Universitário, diretores das três unidades (Fafil, Faeng e Faeco), seis professores de cada unidade, representantes dos funcionários e dos alunos – irá avaliar e, consensualmente, irá manter, ou não, os nomes antes do envio da lista ao prefeito. O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), tem o livre arbítrio para escolher o sucessor de Oduvaldo Cacalano à frente da instituição. O novo reitor toma posse em 1º de abril. Não existe data estipulada para que o prefeito anuncie o escolhido.

Desde a origem, em 1954, até 2002, a instituição era regida por um Conselho de Curadores escolhido pelo prefeito. A figura do reitor era representada pelo superintendente. A partir de 2002, quando a Fundação tornou-se um Centro Universitário, instituiu-se a reitoria. Desde então, duas eleições ocorreram. Ambas foram vencidas por Odair Bermelho que, devido irregularidades na gestão, foi destituído do cargo para a posse do vice, Oduvaldo Cacalano. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes