ABC não pratica arborização urbana, diz engenheiro

Existe um manual de mais de 50 espécies corretas para arborizar as cidades (Foto: Mauro Pedroso)

Neste sábado (21) é o Dia Mundial da Árvore. E o engajamento da população e do poder público na revegetação e preservação das espécies são essenciais para vivermos numa cidade sustentável. Mas o ABC não tem desenvolvido políticas públicas para aumentar a vegetação nas sete cidades, e excede na supressão da existente. A crítica é de Murilo Andrade Valle, professor do curso de Engenharia Ambiental da Fundação Santo André.

Segundo o professor, as prefeituras, via Consórcio Intermunicipal Grande ABC, devem pensar em nova leitura de compensação sobre o que as Áreas de Proteção Permanente (APPs) estão deixando de ter. “Com isso, tentar manter os níveis de permeabilidade”, comenta o engenheiro, ao lembrar que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda 12m² de área verde por habitante.

Newsletter RD

Valle também critica a falta de estudos de áreas para novos plantios ou realocação das árvores que sofrem com a ambientação atual. “Há certa intolerância das pessoas com as árvores durante a rotina em relação a certos confortos, mas esquecem que na hora de estacionar o carro é a sombra da árvore que procuram”, comenta o professor.

Em São Caetano, a Agenda 21, instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, compõe discussão desde janeiro sobre a percepção das pessoas sobre o plantio de árvores do município e incentiva a coleta de fotos para criar um biomapa das já existentes.

“Existe um manual de mais de 50 espécies corretas para arborizar as cidades que deve ser seguido para que daqui 30 anos não tenhamos os mesmo problemas de hoje, de falta de espaço para a árvore viver”, explica Marta Ângela Marcondes, professora do curso de Gestão Ambiental da USCS (Universidade de São Caetano).

Ação

Nesta sexta-feira (20), a Secretaria de Meio Ambiente de Diadema realizou plantio comemorativo ao Dia Mundial da Árvore (21), na rua Prudente de Morais, no bairro Promissão. Alunos da Escola Estadual Soldado José Iamamoto participaram do pedágio ecológico, distribuindo mudas e folders sobre a preservação do Meio Ambiente. Depois do pedágio, plantaram 70 mudas de jatobá, angico, ipê rosa e pau dalho.

Outra iniciativa foi do Shopping Metrópole, em São Bernardo, que teve nesta sexta-feira (20) promotoras identificadas pelos corredores do empreendimento distribuindo kits ambientais para os clientes com folhetos com instruções de como fazer compostagem caseira e um papel semente, com semente de cravos para plantação. O kit também é composto por um sachê com adubo orgânico, gerado através do processo de compostagem do shopping.

Para a especialista, Marta Marcondes, pequenas atitudes agora fazem a diferença no futuro. “Sabemos que algo precisa ser feito, então vamos fazer”, incentiva a professora.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes