Medici reconstrói história de São Bernardo com personagens

Ademir Medici é jornalista especializado na memória da região / Foto: Forlan Magalhães

Ademir Medici, jornalista especializado na memória da região, lançou nesta quarta-feira (5) o livro São Bernardo do Campo, 200 anos depois – A história da Cidade contada pelos seus Protagonistas. A obra reconstitui a evolução do município nas duas últimas décadas a partir do relato dos próprios moradores. O lançamento aconteceu no Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação) e contou com a presença de alguns dos personagens que deram depoimentos, como a ex-primeira dama Marisa Letícia.

Nesta quinta-feira (6), Ademir Medici esteve no estúdio do RDtv para falar sobre o processo de produção do livro e também sobre as perspectivas para o futuro de São Bernardo.

Newsletter RD

Para Medici, o relato dos próprios moradores foi essencial para a construção do livro, já que estes são os verdadeiros historiadores locais e testemunhas vivas do processo de urbanização do município. “São pessoas que nasceram em São Bernardo ou que vieram do Exterior ou internamente numa tentativa de sobrevivência para trabalhar na indústria forte da cidade e que constituíram seu pedaço. Que criaram sua família, se fixaram, lutaram para que os seus bairros pudessem ganhar melhoramentos mínimos de sobrevivência, criaram suas igrejas, sindicatos e clubes e hoje têm histórias para contar”, justifica.

A ideia de produzir um livro que resgatasse a história da cidade partiu do prefeito Luiz Marinho, que há um ano tomou conhecimento da primeira obra de Medici, o livro São Bernardo, Seus Bairros, Sua Gente, escrito em 1981. O chefe do Executivo então sugeriu republicar o livro, mas o jornalista decidiu escrever uma nova obra. “Quando eu fiz o meu primeiro livro, há 30 anos, não havia nem o bairro vila São Pedro, que hoje é um dos locais mais populosos da cidade, nem o Swiss Park, que é um bairro de classe média alta. Então eu percorri todos esses locais, eu tomei café com os velhinhos, subi morro e fotografamos de tal maneira que deu material para 20 livros”, conta.

Olhar futuro

Apesar de reconstruir os últimos 200 anos de São Bernardo, Medici é enfático ao afirmar que a obra não se trata apenas de uma memória saudosista, mas que também estabelece planos para o futuro, como o cuidado com o meio ambiente, em especial com a represa Billings, além das demandas da região pós-balsa. “Para quem mora do outro lado é um pesadelo enfrentar aquelas filas [da balsa] diariamente. Se o Rodoanel agrediu a natureza e passou por aquela região para servir e tirar o trânsito de São Paulo, por que não fazer mais um viaduto dentro do processo de cuidar do meio ambiente e cuidar da fauna e da flora para servir a essa população?”, questiona o jornalista.

O livro São Bernardo do Campo, 200 anos depois – A história da Cidade contada pelos seus Protagonistas será distribuído gratuitamente em escolas, bibliotecas e nos centros de memória. Interessados também podem obter exemplar gratuitamente no Paço, enquanto houver estoque. 

(Colaborou Cintia Alves)

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes