Estrela paralímpica, André Brasil nadará o Open

O Torneio Open de Natação, que começa nesta quarta-feira em Guaratinguetá, não terá o campeão mundial Cesar Cielo, mas contará com a participação do atleta paralímpico André Brasil, vencedor de três medalhas de ouro e duas de prata nos Jogos Paralímpicos de Londres.

O atleta da classe S10 – a mais rápida das Paralimpíadas – vai competir normalmente contra nadadores sem deficiência. E as chances de ele fazer pelo menos uma semifinal nos 50m livre são reais. Em Londres, ele bateu o recorde mundial com o tempo de 23s16. Só outros 16 brasileiros têm tempo melhor que ele em 2012, de acordo com o ranking da Fina (Federação Internacional de Natação).

Newsletter RD

“Vou dar meu 100% e ajudar o Esporte Clube Pinheiros no que for possível. Sei que, diferente dos jogos de Londres, minha forma física não é das melhores, mas, me entregarei de corpo e alma para este clube que me acolhe”, disse o nadador, que competirá pela primeira vez depois da Paralimpíada.

Além dos 50m livre, André Brasil também vai disputar os 100m livre. Mas nessa prova suas chances são mais reduzidas. Os 51s07 que lhe deram o recorde dos Jogos Paralímpicos configurariam apenas a 23ª melhor marca do Brasil no ano. Esses tempos, porém, são em piscina de 50m e o Open, classificatório para o Mundial de Piscina Curta, acontece em raias de 25m. A competição vai até sábado.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes