Lauro Michels desafia Dilma a manter o número de recursos para Diadema

Nesta terça-feira, Mário Reali (PT) e Lauro Michels (PV) participaram de debate

Em resposta à mídia, que associa o grande número de repasses do Governo Federal para a Prefeitura de São Bernardo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi enfático na tentativa de justificar que o número de repasses destinados à administração de Luiz Marinho (PT) é consequência da qualidade dos projetos apresentados pela equipe do ex-ministro do Trabalho – afirmação que foi reiterada também pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

Ciente de tal condição, Lauro Michels (PV), candidato à Prefeitura de Diadema, aproveitou sua participação no debate realizado pelo Diário do Grande ABC para pressionar o Executivo Federal. “Quero desafiar a presidente Dilma para que ela mande a mesma quantidade de recursos que ela envia para Diadema hoje”, afirmou o também vereador, que está certo de contar com o apoio da presidente caso seja eleito no próximo domingo. “O Governo Federal é do Brasil e eu, do PV, que é um partido da base do governo Dilma”, continuou.

Newsletter RD

Michels quer manter o número de repasses a fim de preservar os programas federais aplicados na cidade. “Vamos continuar o programa Minha Casa, Minha Vida, o Mova (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos de Diadema) e o EJA (Educação de Jovens e Adultos). Não vamos cortar nenhum dos programas federais que atendam a necessidade da população”, continuou.

Embate

O debate foi marcado, desde o início, pela troca de provocações. Questionado sobre suas propostas para Saúde, Michels afirmou que a rede municipal está um caos e que, para resolver a questão da falta de médicos, pretende cortar 35% dos cargos comissionados para investir na rede, além de criar o plano de carreira para os médicos – promessa dirigida à categoria desde a reeleição de José Fillipi (PT) em 2004.

Reali rebateu dizendo que a cidade recebeu um grande investimento em saúde nestes últimos 20 anos, desde que o SUS (Sistema Único de Saúde) foi criado e afirmou que a cidade tem uns dos melhores equipamentos com o Quarteirão da Saúde. Mas reconheceu que a pasta apresenta os principais problemas da cidade. “Vamos implantar o plano de carreira médica e para os profissionais da enfermagem, UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Piraporinha, além de aperfeiçoar o atendimento”, prometeu.

Quando o tema discutido foi a Mobilidade Urbana, Michels questionou a construção de um viaduto na avenida Roberto Gordon, promessa de 2008 que não foi cumprida pelo petista. Neste momento, o verde aproveitou para cravar que Reali foi o pior prefeito da cidade,pior até mesmo que Gilberto de Menezes, candidato a vice.

Já o atual prefeito questionou a atuação de Michels durante seus oito anos de mandato na Câmara, especialmente na área de segurança – pela qual, segundo Reali, Lauro não fez nada. “Como sempre o candidato enrola e não diz nada. Ele fez muitas condecorações e datas comemorativas, porque não conquistou nenhum aumento de efetivo e nem de viaturas”. Reali levantou ainda a experiência profissional de Lauro, que só trabalhou na empresa da própria família antes de entrar na Câmara para pedir que o “povo de Diadema não se arrisque com o ‘novo’”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes