Brasil pode dar um salto no setor de gás, prevê ANP

A diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, disse nesta quarta que as novas refinarias da Petrobras devem consumir 30 milhões m3/dia de gás em 2020, segundo estimativas da ANP. Hoje, já são consumidos cerca de 20 milhões de m3/dia.

Ela também prevê que até aquele ano podem ser disponibilizados no mercado 100 milhões a 120 milhões de metros cúbicos por dia de gás extra, já descontando o consumo da Petrobras. Não são consideradas no cálculo as reservas de gás não convencional. “Não é absurdo (prever 100 a 120 milhões de m3/dia), é uma hipótese construída principalmente nos projetos do pré-sal que estão para entrar”, disse.

Newsletter RD

Magda lembrou que o tamanho dos gasodutos no País dobrou entre 1999 e 2012, passando de 3.700 km para 9.500 km. “Isso só foi possível porque o Brasil reconhece a importância do gás natural”, disse, completando que o objetivo dos esforços da ANP será de interiorizar essa rede, concentrada na costa.

Na sua opinião, o Brasil tem grande potencial no mercado de gás e pode dar um salto no setor. “O Brasil tem dimensões continentais. Temos indícios de gás no Norte, no Sul, no Leste e no Oeste, não é possível que a gente não possa dar este salto”, disse.

A diretora-geral também afirmou que o plano plurianual de geologia e geofísica, elaborado em 2006, prevê investimentos de R$ 1,8 bilhão para o mapeamento de áreas de exploração potencial de gás. Do total de bacias sedimentárias no interior do País com essa potencialidade, apenas 5% são exploradas. Na sua avaliação, o investimento em novos dados e informações sobre campos potenciais servirá para atrair concessionárias para futuras explorações.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes