Com tom saudosista, Lula pede eleição de Grana como presente de aniversário

Candidato ao Paço de Santo André, o deputado estadual Carlos Grana (PT) contou hoje com o seu principal cabo eleitoral: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou de um comício realizado na avenida Firestone, às 11h45. Lula aproveitou a ocasião para lembrar que faz aniversário no dia 6 de outubro e que os andreenses podem dar o presente atrasado em forma de votos para Grana.

O petista subiu ao palco às 12h11, duas horas mais tarde que o previsto para o início da atividade. Em tom inicialmente baixo, Lula justificou que não ia falar algo por conta do edema na garganta. “Vocês estão vendo que estou com um copo de água. A Marisa é minha ajudante, porque estou livre do câncer, mas, por conta do edema, preciso falar pouco, falar baixo”, conta.

Newsletter RD

Lula então adotou um tom saudosista ao lembrar os feitos do partido, sem o qual o Brasil não seria o País enorme que é. “Em 1978, nós [sindicalistas] fizemos uma grande greve. Uma frase que marcou muito aquela época foi a de que ninguém nunca mais ouse da capacidade de luta dos trabalhadores. Repetimos as greves em 1979 e 1980 e foi o começo da democracia deste País”, gaba-se.

Em seguida, o ex-presidente lembrou das derrotas que teve ao longo de sua vida como político, considerando-as importantes para prepará-lo. “Graças a Deus perdi três eleições para chegar com a vontade e motivação quando assumi. A história se repete aqui”, afirma. “Foi importante ter tido a experiência de não governar Santo André nos últimos quatro anos. Pudemos fazer uma reflexão, da diferença do que era a cidade e do que é hoje”, declara o presidente, que usou o gancho para criticar a administração do petebista Aidan Ravin.

“O atual prefeito votou contra a doação do terreno para fazer a Universidade Federal do ABC. Ele já era formado, então achava que o pobre não teria direito a diploma universitário. Em vez de peças, o ABC agora vai produzir conhecimento”, conta Lula, já assumindo uma postura mais enfática e tom de voz mais alto.

Além do ex-presidente, também participaram do comício a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o prefeito e candidato ao Paço de São Bernardo, Luiz Marinho, o candidato à Prefeitura de Mauá, Donisete Braga, os deputados Ana do Carmo e Vicentinho, o presidente do PT de Santo André, Luiz Turco, e também o ex-prefeito João Avamileno. No palco estavam presentes ainda os candidatos a vereador do PT e partidos coligados, que dançavam ao jingle micareteiro insistentemente tocado pela organização do evento. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes