UFABC rejeita proposta do governo e mantém greve

Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (17/07), professores da UFABC (Universidade Federal do ABC) decidiram rejeitar a proposta apresentada na última sexta-feira pelo governo federal e, consequentemente, pela continuidade da greve. A paralisação dos professores de universidades federais completou dois meses nesta terça e também atinge a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que tem campus em Diadema.

Os principais argumentos dos docentes para a rejeição das propostas apresentadas pelo governo levam em consideração a “falta de estrutura conceitual de carreira”. Segundo Armando Caputi, professor e presidente da Associação dos Docentes da UFABC, a questão salarial não é a prioridade das negociações.

Newsletter RD

“O que mais queremos é a reestruturação da carreira para que distorções de regime de trabalho sejam corrigidas. Por isso falamos que é algo conceitual e não salarial. Na reunião de sexta-feira em Brasília foi apresentada uma tabela com valores. Não é só isso que queremos”, disse. De acordo com a proposta apresentada, o reajuste seria de até 45% nos salários dos professores. O dado, porém, é questionado por Caputi. “Este aumento é uma meia verdade, pois só iria para a classe titular, que representa menos de 10% de todos os professores”, defende.

Até o final desta semana serão realizadas novas reuniões e assembleias para que na próxima segunda-feira (23), data do próximo encontro com representantes do governo federal, seja apresentada a contraproposta dos professores.

Veja também:

Mercadante: governo ofereceu o máximo aos professores

Professores da Unifesp decidem continuar em greve

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes