PSDB abandona candidatura em Ribeirão Pires nesta semana

Cesar de Carvalho: Tucano vai desistir de disputar eleição em Ribeirão Pires / Foto: Tiago Oliveira

Ribeirão Pires caminha para ser a quarta cidade do ABC a não contar com candidatura própria do PSDB na eleição deste ano. O pré-candidato a prefeito, Cezar de Carvalho, vai desistir oficialmente de disputar o pleito nesta semana. O partido deu início na última segunda-feira (11/06) a uma série de reuniões com integrantes da sigla para decidir o futuro da legenda na cidade.

O fim da candidatura própria é considerada irreversível pela sigla. O que ainda está em discussão é em qual lado os tucanos vão estar.

Newsletter RD

Os pré-candidatos Dedé da Folha (PPS) e Saulo Benevides (PMDB) disputam o apoio do PSDB. O martelo será batido na próxima quinta-feira (14/06).

No inicio da semana a Executiva Municipal do partido se reuniu para debater qual seria a melhor aliança. Nesta quarta-feira será a vez dos pré-candidatos a vereador se encontrarem para discutir o assunto. Na quinta-feira, a reunião será com os integrantes do diretório municipal.

“Vamos tomar essa decisão em conjunto, de todos os nossos pré-candidatos mais o diretório”, explica o presidente do PSDB de Ribeirão Pires, Marcus Tibério.

A decisão do PSDB passa pela participação dos tucanos no novo governo, apesar de o partido não admitir isso publicamente. “Não conversamos sobre isso com nenhum ou outro candidato, vamos fechar em torno de propostas. Ninguém conversou sobre questão de secretários, vice, não estamos vinculando o apoio a nada disso”, afirma Tibério.

O vice-prefeito de Ribeirão Pires, Dedé da Folha, está otimista quanto à possível parceria com o PSDB. “Da minha parte o partido é muito bem vindo, mas depende mais do PSDB do que do PPS. Queremos mostrar para o eleitor que nosso grupo político tem o melhor projeto para a cidade e o PSDB se envolve nisso”, afirma Dedé da Folha.

O ainda pré-candidato a prefeito de Ribeirão Pires pelo PSDB, Cezar de Carvalho, explica porque o partido vai abandonar a candidatura própria. “Sobre a viabilidade da candidatura própria, nós entendemos que isso daria o governo praticamente para o PT, porque o eleitorado é praticamente o mesmo buscado pelos três [pré-candidatos]”, afirma. “Se tivesse segundo turno o PSDB iria para a campanha, mas como não tem, decidimos rever a questão da candidatura”.

A decisão do PSDB de Ribeirão Pires de não lançar candidatura reforça a tendência observada em outros municípios da região. São Bernardo, Santo André e São Caetano também não terão candidaturas próprias.

Sustentabilidade – Os pré-candidatos a prefeito de Ribeirão Pires assinaram nesta terça-feira Carta Compromisso do Programa Cidades Sustentáveis. O documento deve servir com referência para elaboração de um Plano de Metas na área de meio ambiente e sustentabilidade.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes