Procon orienta consumidor antes das compras para o Dia das Mães

O Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (13), promete aquecer o comércio. E com tantas opções de presentes, como bolsas, sapatos, relógios e livros, o consumidor deve ficar atento na hora da compra para, se precisar efetuar trocas, não ter dores de cabeça. O Procon alerta que pode haver problemas com tamanho, modelo, artigos repetidos ou mesmo presentes que podem não agradar. Nesses casos, a troca só é obrigatória em caso de defeito, a não ser que seja combinado com o vendedor outras possibilidades. Os preços dos presentes devem ser pesquisados com antecedência, pois, nessa época do ano, muitos estabelecimentos chegam aumentar em até três vezes os valores dos produtos.

Compras por meio de catálogos, telefone e internet são práticas, mas o consumidor deve obter informações das empresas, como endereço, telefones e CNPJ, e evitar a compra em sites desconhecidos. A diretora do Procon de Santo André, Ana Paula Satcheki, orienta checar se o ambiente virtual é seguro e como funciona o sistema de troca da mercadoria adquirida. “O consumidor que optar pela compra por meio da internet, deverá ter em mente que o prazo de entrega é fundamental. Deverá checá-lo com antecedência, em especial em datas comemorativas, além de exigir do estabelecimento o agendamento, nos termos da lei estadual 13.747/09”, explica.

Newsletter RD

O Procon aconselha o vale-presente para quem deixar as compras para a última hora. Nesse caso, atenção ao prazo de validade, tipo de produto a ser adquirido, a devolução ou acréscimo de eventuais diferenças.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes